Fumaça preta marca início do conclave

Igreja Católica

Fumaça preta marca início do conclave

Ritual para a escolha do novo Papa iniciou ontem, na Capela Sistina, em Roma. Primeira votação não resultou em consenso sobre o novo Pontífice. Cardeais continuam processo pelos próximos dias

Fumaça preta marca início do conclave
Para ser eleito, novo Papa deve receber 89 dos votos do Colégio Cardinalício. (Foto: Reprodução/Vatican News/divulgação)
Mundo

A primeira fumaça preta apareceu na Capela Sistina, em Roma, na tarde de ontem, 6. Após a primeira votação do conclave, para a escolha do novo Papa, não houve consenso do cardeal que vai representar a Igreja Católica. As votações seguem nos próximos dias, até que um dos cardeais receba dois terços de aprovação.

Com 133 cardeais de 71 países, o ritual teve início com a missa Pro Eligendo Romano Pontifice, na Basílica de São Pedro, às 5h no horário de Brasília. A celebração, presidida pelo decano Giovanni Battista Re, preparou espiritualmente o Colégio Cardinalício para o momento.

Não há data definida para o conclave acabar. Na história, já houve três que duraram mais de dois anos. Nos últimos dez, nenhum deles durou mais que cinco dias. Quatro duraram apenas dois dias, inclusive os dois mais recentes, que resultaram na eleição de Bento 16 e Francisco.

Futuro da Igreja

Vigário Geral e Chanceler da Diocese de Santa Cruz do Sul, padre Leandro José Lopes afirma que este é um momento importante para a Igreja Católica no mundo. Ele destaca que os 133 cardeais que já estão em Roma desde a morte do Papa Francisco, passaram por congregações gerais até segunda-feira, 5, em que se analisa a situação atual da Igreja.

“São debatidos os maiores desafios que a Igreja precisa enfrentar, resolver, que às vezes são econômicos, políticos, de guerra. A partir da análise desses dados, se descreve um perfil de como deve ser o futuro Papa para conseguir resolver esses problemas”, destaca.

Com o início do Conclave, os cardeais devem indicar um nome para ocupar essa posição. “Para essa escolha, é importante o compromisso dos cardeais com a fé e o que cada um tem com a Igreja. Ao votar no futuro Papa, eles estão exercendo a sua missão como cardeais, mas estão diante de Deus, com toda a honestidade, escolhendo aquilo que é melhor para a Igreja”.

Votação

A primeira votação do Conclave iniciou às 11h30min no horário de Brasília e a fumaça preta foi vista na Capela Sistina às 16h30min.. A partir de hoje, são quatro votações por dia, duas pela manhã e duas à tarde. No entanto, só há previsão de uma fumaça por turno de votação, podendo aparecer às 5h30min ou 7h e 12h30min ou 14h.

Caso os cardeais tenham dificuldade para chegar ao resultado após três dias de votação, os trabalhos são suspensos por até um dia. Quando houver definição, a fumaça branca é liberada. O anúncio oficial, o tradicional “Habemus Papam”, costuma ocorrer entre 45 minutos e uma hora depois, com o novo Pontífice se apresentando na sacada da Basílica de São Pedro.

A escolha

  • Os cardeais ficam isolados do mundo exterior, na Capela Sistina, no Vaticano.
  • São 133 cardeais com menos de 80 anos que votam.
  • As votações ocorrem até quatro vezes por dia (duas pela manhã, duas à tarde).
  • Cada cardeal escreve o nome do escolhido numa cédula e a deposita na urna.
  • O candidato precisa de 2/3 dos votos válidos.
  • Se nenhum atinge esse número, novas votações são realizadas.
  • As cédulas de votação são queimadas após cada rodada:
  • Se a fumaça for preta, é porque não houve decisão.
  • Se a fumaça for branca, significa que o novo Papa escolhido.

Acompanhe
nossas
redes sociais