As valiosas e exuberantes áreas da Linha Garibaldi, no entorno das lagoas, do Boulevard e do complexo do Cristo Protetor, têm seduzido o setor imobiliário de Encantado. Meses atrás, intensificou-se a divulgação do Condomínio Clima de Montanha, local com vista privilegiada do monumento, às margens da Estrada do Cristo.
Nesta semana, os empreendedores Gaspar Poletto, Jeferson Gonzatti da Silva e Cleber Franco apresentaram um novo projeto de condomínio fechado de alto padrão, o Quintal Bosque Resi- dencial.
O terreno possui 54 lotes, que variam de 470 a 1,6 mil metros quadrados. Imerso na natureza, com destaque para as imponentes araucárias que lembram a região de Gramado e vistas do nascer e do pôr do sol, o Quintal terá guarita com segurança 24 horas, acesso por reconhecimento facial, academia, quadra poliesportiva de areia, espaço para mercado autônomo, playground e área de convivência para os moradores.
Aqui, vale uma observação interessante. Jeferson e a esposa Fernanda Dalmoro são exemplos de empreendedores que logo identificaram as oportunidades a partir da construção do Cristo Protetor. O casal também idealizou o Espaço Gariba, complexo de cabanas que recebe turistas de todo país. Ou seja, se depender do cuidado com os detalhes e do bom gosto dos empreendedores, o Quintal tem tudo para elevar a régua do padrão imobiliário encantadense e da região.

Gaspar Poletto, Jeferson Gonzatti da Silva e Cleber Franco apresentaram um novo projeto de condomínio fechado de alto padrão, o Quintal Bosque Residencial
Maior Suinofest da história
É o que demonstram os números parciais da comercialização de ingressos para o Salão Gastronômico. Cerca de quatro mil bilhetes já foram adquiridos por agências de turismo, número jamais atingido nas edições anteriores nesse período que antecede o evento. E não há dúvida de que a conexão entre Suinofest e o Cristo Protetor vai contribuir para atrair milhares de pessoas a Encantado nos dois primeiros finais de semana de junho. Vale reforçar que o acesso às atrações externas do Parque João Batista Marchese será gratuito.
Na bronca em Brasília
O presidente da CIC Roca Sales, Cléber dos Santos, representou a Federasul na audiência pública da Comissão Externa sobre Danos Causados Pelas Enchentes no RS realizada ontem na Câmara dos Deputados, em Brasília. Nos seus 10 minutos de fala, Santos criticou a falta de entrega de moradias às vítimas das enchentes e lamentou informações desencontradas que chegam aos municípios por meio da União e do governo estadual. “Parece que estamos numa Torre de Babel e os municípios estão à mercê das falácias”, disse o empresário, que aproveitou ainda para cobrar ações de prevenção às catástrofes. “A prevenção salva vidas. A indecisão traz perdas”, reforçou, ao citar o sistema de alerta de catástrofes já implantado em municípios do Vale.
“Moresco é nossa principal liderança”
A garantia é do historiador Marcos César Cadore (foto), líder da chapa PT da Mudança, que busca o comando do partido em Encantado. O grupo conta com 11 integrantes, entre eles, dois ex-candidatos a vereador nas eleições de 2024 e uma das fundadoras da sigla. Na semana passada, escrevi que Cadore já era o novo presidente. Na verdade, a eleição será no dia 6 de julho. Sobre Luciano Moresco, ex-vereador e ex candidato a prefeito de Encantado, Cadore nega que ele esteja desprestigiado internamente. Um dos argumentos é de que Moresco já não faz parte do atual diretório. “Ele segue sendo nossa principal liderança. Ele foi o candidato do partido que mais votos fez na história do PT”, reforça.
Eu pergunto:
E agora, com a aliança nacional entre PP e União Brasil, como ficam as relações políticas no Executivo e na Câmara de Encantado?
No legislativo, o PP é oposição e tem três vereadores. O União é situação e conta com dois parlamentares.
Bastidores
- A não adesão do município de Anta Gorda à Associação Mantenedora do Corpo de Bombeiros da Região Alta do Vale do Taquari (Ambravat) já é de conhecimento do Ministério Público de Encantado.
- O vereador de Encantado, Diego Pretto (PP) passou pela nova ponte da ERS 130, sobre o Rio Forqueta. E deu tudo certo! O parlamentar volta e meia chama a estrutura construída pela EGR de “palitinho de dente”, uma ironia em referência à estrutura dos pilares.
- O governo de Encantado avalia terceirizar o serviço de manutenção da iluminação pública. Estudos de preços já são realizados.
- O Boulevard Encantado recebeu cerca de 25 mil pessoas desde a inauguração do Cristo Protetor.
- Durante a apresentação da nova marca de gestão, o prefeito de Vespasiano Corrêa, Tiago Michelon, citou um fato que pode parecer simples, mas é raro nos dias atuais: “Em Vespasiano, nossos filhos podem brincar na rua até as 10 da noite”. Que privilégio!
- Ainda em Vespasiano, chama a atenção a empolgação com que as pessoas cantam o hino do município.
- Na Câmara de Encantado, o vereador Marino Deves (PP) sugeriu que o município amplie a área urbana para possibilitar novas opções de negociações de imóveis do programa Compra Assistida, no valor de até R$ 200 mil.
- Ainda no legislativo encantadense, Cris Costa (PSDB) e Daniel Passaia (União Brasil) querem a realização de uma audiência pública para atualizar a população sobre ações da defesa civil local e regional um ano após a grande enchente.
- Tem gente preocupada com a poluição visual no entorno da Igreja São Pedro, um dos cartões-postais de Encantado. E as regras sobre a construção de prédios nas áreas próximas ao templo devem estar no novo plano diretor.