Cerca de 60% dos óbitos eram de moradores da área rural, diz promotor

CHEIA DE MAIO DE 2024

Cerca de 60% dos óbitos eram de moradores da área rural, diz promotor

Diefenbach irá se reunir com prefeitos de municípios atingidos pela enchente nesta sexta-feira, 9, para discutir ações conjuntas

Cerca de 60% dos óbitos eram de moradores da área rural, diz promotor
Promotor de justiça de Lajeado, Sérgio Diefenbach (foto: Paulo Cardoso)
Vale do Taquari

Cerca de 60% dos óbitos causados pela cheia de maio de 2024 eram de moradores da área rural, conforme aponta o promotor de Justiça de Lajeado, Sérgio Diefenbach. “Para esse espaço, é possível pensar em um plano de contingência específico. Em alguns casos, talvez um colete salva-vidas teria evitado uma perda”, observou.

Com o objetivo de corrigir falhas nos planos de contingência, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul apresentou ao Ministério Público um estudo preliminar sobre as circunstâncias das mortes ocorridas na tragédia. O documento analisa caso a caso e identifica as áreas onde estavam as vítimas.

Diefenbach avalia que, em termos de DC, o Estado ainda está “engatinhando”, devido à instabilidade que fragiliza as estruturas. O promotor também destacou que, ao analisar os planos apresentados para captação de recursos voltados à recuperação, não encontrou uma proposta que contemplasse a região como um todo, apenas ações isoladas.

Para tentar contornar essa situação, que envolve não apenas inundações, mas também deslizamentos, Diefenbach irá se reunir com prefeitos de municípios do Vale do Taquari atingidos pela enchente nesta setxa-feira, 9, na Promotoria de Lajeado.

Acompanhe a entrevista na íntegra: 

Acompanhe
nossas
redes sociais