A Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Oscar Karnal (FOK) recebeu, ontem, a 6ª edição da caravana do programa Educame – Educação Ambiental na Escola. Com muita alegria e animação, os alunos da pré-escola e das turmas de 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos assistiram ao teatro e depois tiraram fotos com o personagem “Por Que”.
A abertura da programação ficou a cargo do coordenador do Educame e autor do livro e da cartilha do projeto, Gilberto Soares. Ele destacou a importância de se questionar sobre vários assuntos, entre eles o ambiental. Em seguida, os 209 alunos receberam o “Por Que”, que chegou fazendo perguntas e abordando os usos da água e a importância da preservação, com a peça teatral “Educa-me, por quê?.
De acordo com a diretora Isabel Cristina Kich, os alunos recebem com muito empolgação e interesse as atividades externas que vão até a escola.
“Temos um trabalho feito pelos professores, em sala de aula, na área ambiental, que se encaixa com o que foi apresentado pelo Educame. São outras pessoas reafirmando o trabalho que fizemos na escola de orientação e cuidados com o meio ambiente.” A diretora ainda observa que estes ensinamentos são levados para as famílias. “Depois das catástrofes, percebemos grandes mudanças de comportamento.”
Isabel refere-se ao descarte adequado de resíduos e o cuidado com o manancial mais próximo da instituição, o arroio Saraquá. “As ações que vêm de fora trazem um engajamento ainda maior dos estudantes no cuidado do com o meio ambiente.”
A FOK tem 578 alunos matriculados nos turnos da manhã e tarde. Do total, 209 estiveram na atividade de ontem. A turma do 5º ano ainda participou da oficina “Repórter Ambiental Mirim”. Os estudantes aprenderam a identificar quais assuntos são notícia na escola e na comunidade. Também conheceram as seis perguntas básicas que devem ser respondidas na composição do texto jornalístico. Por fim, assumiram o compromisso de enviar notícias da escola sobre a área ambiental para serem publicadas no suplemento impresso do Educame.
Sobre a ação
A caravana faz parte do programa Educame – Educação Ambiental na Escola, uma iniciativa do Grupo A Hora. Em 2024 foi lançado o livro e a cartilha, distribuídos às professores e estudantes das escolas da região. O programa publica um suplemento impresso e produz e transmite o podcast por mês. Ainda realiza o monitoramento semestral da qualidade da água de rios e arroios da região e promove o concurso estudantil.