Relvado inícia construção de 10 casas destinadas a famílias atingidas pela enchente

HABITAÇÃO

Relvado inícia construção de 10 casas destinadas a famílias atingidas pela enchente

Unidades terão 49 metros quadrados. Residências estão sendo construídas junto ao loteamento localizado na Avenida Rubens Bagatini

Relvado inícia construção de 10 casas destinadas a famílias atingidas pela enchente
Foto: divulgação
Relvado

As obras de construção das primeiras habitações no novo loteamento habitacional tiveram início, na manhã desta terça-feira, 6, em Relvado. Devido à catástrofe de maio de 2024, o município foi contemplado com 10 casas destinadas às famílias atingidas pela cheia.

As moradias fazem parte do Programa Uma Casa por Dia, liderado pela Agência de Desenvolvimento e Inovação Local (Agil). As casas estão sendo construídas junto ao loteamento localizado na Avenida Rubens Bagatini, estruturado para receber 31 casas, sendo 10 nesta primeira etapa,l e com previsão de entrega até o mês de dezembro.

As unidades habitacionais estão sendo executadas pela empresa Isolar – Casas em EPS, contratada pela Agil. Terão 49 metros quadrados e utilizam tecnologia que proporciona durabilidade, agilidade na construção, isolamento acústico e térmico, além de ser ecologicamente correta.

Para viabilizar a iniciativa, a administração municipal de Relvado disponibilizou a área e os serviços de preparação do terreno, bem como será responsável pela infraestrutura com energia elétrica, abastecimento de água e drenagem.

“Importante ressaltar que o nosso município foi contemplado com o Programa Uma Casa Por Dia graças à agilidade em definir e preparar a área para receber as casas, bem como a parceria com a construção da base e com o projeto, que é voltado ao propósito ambientalmente correto do programa”, frisa o prefeito Carlos Luiz Fraporti.

Na mesma força-tarefa, um grupo de engenheiros de Porto Alegre, conduzido pelo engenheiro Thiago Araldi, viabilizou a doação do projeto de energia elétrica junto à concessionária. Em paralelo, o município encaminhou o processo de divisão das matrículas, individualizado os lotes.

Famílias beneficiadas

Os critérios para a escolha das famílias que irão receber as habitações estão sendo estabelecidos pela Secretaria Municipal da Assistência Social, pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), pelo Conselho de Habitação, pela Agil, pelo Ministério Público e pela Defesa Civil .

Relvado está inscrito nos programas federais e também cadastrou as famílias atingidas pela enchente via Defesa Civil Nacional.

Conforme Fraporti, o município já assinou contrato com a Caixa Econômica Federal e foi contemplado com outras seis unidades habitacionais via Defesa Civil. O projeto está em fase de aprovação e, posteriormente, será publicada a licitação para construção.

O Programa

O Programa Uma Casa por Dia visa arrecadar fundos privados para construir e entregar casas para famílias do Vale do Taquari que perderam suas moradias.

A iniciativa é da Agência de Desenvolvimento e Inovação Local (Agil), Promotoria Regional Ambiental do Ministério Público, Univates, empresários, Rotary Club Lajeado Integração, Grupo Intersetorial de Relação e Articulação Social do Vale do Taquari (Gira), Observatório de Marcas, Associação dos Juízes do RS (AJURIS) e Associação do Ministério Público do RS (AMPRS).

“Agradecemos, em especial, à Agil, na pessoa do diretor executivo Tiago Guerra, ao Ministério Público, por meio do promotor Sérgio Diefenbach, e demais parceiros que conduzem esse programa com um olhar voltado para as famílias atingidas pela enchente, devolvendo a esperança de um recomeço”, finaliza Fraporti.

Acompanhe
nossas
redes sociais