Projeto instiga crianças a praticarem atividade física

SANTA CLARA DO SUL

Projeto instiga crianças a praticarem atividade física

Objetivo é fazer com que os alunos de escola estadual deixem as telas e interajam mais com a comunidade. Iniciativa foi desenvolvida em parceria com professor e o Grêmio Estudantil

Projeto instiga crianças a praticarem atividade física
Isadora Immich, da turma 302, caminha com os colegas de turma e incentiva os demais a participar das atividades. (Foto: divulgação)
Santa Clara do Sul

A Escola Estadual de Ensino Médio Santa Clara, de Santa Clara do Sul, deu início no começo de maio, a uma ação inovadora, o “Caminhando com a Educação RS – O Maior Desafio Escolar do RS”. O projeto, idealizado pelo professor Geronimo Lagunde em parceria com a Santiago Eventos Esportivos e Culturais e com o Grêmio Estudantil (Gesc), integra por 30 dias estudantes do ensino médio diurno em uma jornada coletiva de saúde, superação e pertencimento.

A cerimônia de lançamento ocorreu no dia 30 de abril, no ginásio da escola, com a participação da direção, equipe pedagógica, professores, alunos e representantes do Grêmio Estudantil. O evento contou com apresentação do projeto, fotos das turmas e palavras de incentivo para a largada do desafio, que ocorre até 30 de maio.

Cerca de 150 pessoas se inscreveram. A atividade consiste em acumular horas de caminhada fora do horário escolar, em locais e momentos definidos pelos próprios alunos. Toda a atividade será registrada e validada por um sistema exclusivo, adaptado a partir da tecnologia da Santiago 24 Horas.

Segundo o professor Geronimo Lagunde, um dos idealizadores do desafio, a proposta é dar um passo além do currículo tradicional e envolver os jovens em uma experiência formativa que estimule corpo, mente e espírito de equipe.

“Implantamos esse sistema aqui na Escola Santa Clara, um projeto que ganhou o nome de Caminhando com a Educação. O que estamos fazendo aqui nunca foi feito em nenhuma escola estadual. É o maior desafio escolar do Rio Grande do Sul. A ideia é simples: fazer com que os alunos caminhem, se movimentem, deixem o celular de lado, saiam das telas e se encontrem entre si e com eles mesmos.”

O projeto integra todas as sete turmas do ensino médio diurno. Para que uma turma concorra à premiação, ao menos 50% dos seus integrantes devem participar. Os dados são convertidos em horas de caminhada, e três rankings serão atualizados ao longo do mês: individual masculino, individual feminino e por turmas (baseado na média de horas por aluno).

As atualizações parciais dos resultados serão divulgadas nos dias 6, 9, 13, 16 e 20 de maio, por meio de murais na escola e nos canais de comunicação do Grêmio Estudantil. A partir do dia 21, o sistema ocultará os dados, que serão revelados somente no dia 3 de junho, quando os vencedores serão oficialmente anunciados.

Todos os alunos participantes receberão um certificado com nome, número de horas caminhadas e nome do projeto. Os cinco meninos e cinco meninas com maior número de horas receberão medalhas de honra. As três turmas com melhor média de participação receberão prêmios em dinheiro: R$ 1.000 para o 1º lugar, R$ 700 para o 2º e R$ 400 para o 3º.

“Os terceiros anos já estão com estratégias de grupo, porque querem usar o dinheiro da premiação nas formaturas. Isso está gerando uma movimentação positiva entre as turmas, um senso de comunidade, de superação. O legal é que os próprios alunos estão tomando a frente, criando ações, se organizando”, cita Lagunde.

Além do envolvimento direto dos alunos caminhantes, o Grêmio Estudantil assume papel fundamental na gestão do projeto. Os jovens do GESC atuam na coleta e validação dos dados, produção de conteúdo e divulgação dos rankings. Os professores conselheiros também se engajaram no incentivo das turmas, acompanhando os estudantes, criando estratégias de grupo e registrando os momentos de caminhada.

Apoio dos alunos

Lagunde destaca que a proposta nasce como uma resposta ao preocupante cenário nacional. Ele informa que segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da pesquisa PeNSE/IBGE, mais de 80% dos adolescentes não atingem os níveis mínimos recomendados de atividade física. Ao mesmo tempo, índices de ansiedade, depressão e isolamento digital crescem entre os jovens.

A aluna Luana Lenhard Klein, da turma 103, compartilha como o projeto impactou sua rotina e sua saúde mental. “O projeto Caminhando com a Educação RS é um excelente incentivo para todos nós sairmos de casa, seja sozinhos ou acompanhados por amigos e conhecidos. É um momento especial para apreciar a natureza, ouvir boa música e refletir.”

A estudante Isadora Immich, da turma 302, também relata os efeitos positivos da proposta, não apenas em sua saúde física, mas na forma como se reconectou com colegas e passou a valorizar os momentos longe das telas.

“Nestes cinco dias de participação no programa, já vivenciei momentos de reconexão com amigos e colegas. Além de melhorar minha saúde física e mental, percebo uma mudança de hábito importante: se antes passava horas no celular, agora coloco o tênis e saio para caminhar”, enfatiza.

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