A 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) de Lajeado realizou na terça-feira, 6, uma ação de investigação em resposta a uma denúncia envolvendo possível presença de escorpião-amarelo no município. A vistoria contou com a participação da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadoria de Saúde do Estado, que fizeram uma inspeção noturna em bocas de lobo na região central da cidade.
Durante a vistoria, dois escorpiões adultos foram avistados na Rua Pinheiro Machado, no bairro Centro. No entanto, ainda não foi possível confirmar se os animais pertencem à espécie Tityus serrulatus (escorpião-amarelo) ou se são da espécie comum. “Não temos a confirmação se se trata de um escorpião-amarelo, mas medidas estão sendo tomadas pelo governo para continuar a investigação e responder à eventual infestação, se confirmada”, explicou o biólogo e especialista em saúde da 16ª CRS, Bruno Egídio Cappelari.
A partir de agora, uma nova etapa de busca deve ocorrer, com o objetivo de capturar exemplares para análise. As amostras coletadas serão enviadas para identificação taxonômica e, a partir do resultado laboratorial, o município poderá implementar as medidas adequadas de vigilância e controle.
Segundo Cappelari, o escorpião-amarelo já vem sendo identificado em algumas regiões do Estado e o controle é considerado complexo. “Inseticidas não funcionam contra eles – na verdade, eles inclusive se irritam com os produtos, o que pode causar ainda mais dispersão a novas áreas, o que não é o nosso objetivo no controle”, destaca.
Na Região dos Vales, casos semelhantes também foram registrados. Em Bom Retiro do Sul e Venâncio Aires, escorpiões foram encontrados e, assim como em Lajeado, aguarda-se a confirmação da espécie.
“Os esforços estão concentrados na captura, para identificar se de fato se trata de escorpião amarelo. Há dificultades na abertura das bocas de lobo. Essa busca é feita com uso de luz ultra violeta. Já a coordenadoria do Estado também investiga a relação com as cheias”, afirma o Secretário de Meio Ambiente (Sema), Luís Benoitt.
Cuidados à população
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde orienta a população a adotar medidas de prevenção que dificultam a aproximação e o abrigo desses animais em ambientes domésticos. Entre elas, estão:
- Examinar roupas (inclusive de cama), calçados, toalhas e panos de chão antes de usar;
- Usar luvas de couro ou similares e calçados fechados ao manusear entulhos, lenha e materiais de construção;
- Manter berços e camas afastados pelo menos 10 cm das paredes e evitar que mosquiteiros e roupas de cama toquem o chão;
- Ter cuidado ao encostar-se em locais escuros e úmidos, especialmente aqueles com presença de baratas, que servem de alimento para os escorpiões.
Em caso de acidente com escorpiões, é recomendado procurar atendimento médico imediato e acionar o Centro de Informações Toxicológicas do Rio Grande do Sul, pelo telefone 0800-721-3000.