Clínica veterinária é inaugurada com foco em castrações e atendimento social

LAJEADO

Clínica veterinária é inaugurada com foco em castrações e atendimento social

Estrutura no bairro Conventos vai atender animais do Canil Municipal e de famílias cadastradas no CadÚnico, com mais de 160 procedimentos mensais previstos

Clínica veterinária é inaugurada com foco em castrações e atendimento social
Fotos: Maira Schneider
Lajeado

Foi inaugurada nesta quarta-feira, 7, a nova clínica veterinária de Lajeado. Localizada no bairro Conventos, a estrutura é voltada ao atendimento de animais do Canil Municipal e de tutores cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Com capacidade para realizar cerca de 160 atendimentos mensais, a clínica também vai oferecer castrações de cães e gatos.

A iniciativa representa um investimento de mais de R$ 600 mil, provenientes de recursos próprios do município e do Fundo e Conselho Municipal de Meio Ambiente. A administração do espaço ficará a cargo da Secretaria de Meio Ambiente. A clínica conta com salas de atendimento, cirurgia, internação, recuperação, laboratório e recepção.

Para a prefeita Gláucia Schumacher, o equipamento público é uma resposta a uma demanda antiga da comunidade. “Ainda há um longo caminho a ser percorrido. Precisamos conscientizar a população para que não abandone os animais nas ruas. O projeto foi idealizado por muitas mãos. É um investimento alto, mas necessário, não só para o bem-estar animal, mas também para a saúde pública”, afirma.

A presidente da Câmara de Vereadores e defensora da causa animal, Ana da Apama (PP), celebra a conquista, especialmente diante do aumento no abandono de animais após a pandemia e as enchentes. “Minha luta é pela causa animal. O amor pelos bichinhos nos move. Essa clínica é uma conquista de anos, resultado de um trabalho intenso feito por muitas pessoas, protetores e órgãos competentes. O objetivo é evitar o sofrimento e abandono dos animais”, destaca.

Atualmente, o Canil Municipal atende mais de 250 animais e beneficia mais de 11 mil pessoas em situação de vulnerabilidade. A estrutura também está sendo ampliada, com a construção de novas baias para acolher mais animais.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais