85 anos da Escola São João Bosco

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

85 anos da Escola São João Bosco

Fundada em 7 de maio de 1940, a pequena escola, chamada então de Grupo Escolar de Conservas, iniciou nos antigos prédios da fábrica Oderich, às margens do Rio Taquari, em Lajeado. A indústria de conservas deu nome ao bairro e deixou a cidade nos anos 1930.

O pequeno grupo escolar estadual foi o oitavo educandário do tipo a ser criado em Lajeado e tinha como diretora Diva Martins de Souza e a professora Andradina Machado. A escola funcionou nos velhos prédios da Oderich até 1958, quando o governo estadual edificou o prédio no alto da rua Henrique Stein Filho. Desde então, a São João Bosco passou por ampliações, mas o primeiro prédio ainda hoje abriga repartições.

O nome do educandário, em homenagem ao santo italiano, foi estabelecido logo depois do novo endereço, em 1959. No ano de 1985, o prédio principal foi ampliado e, depois, nos anos 1990, um novo bloco foi construído, assim como uma nova quadra esportiva, em 1995. A quadra recebeu o nome de Camilo da Rocha, uma homenagem de Getúlio Nezello e Pedrolina da Rocha Nezello, família que financiou o investimento.

Pequeno grupo escolar foi o oitavo educandário a ser criado em Lajeeado

Há 20 anos…
Univates firmava convênio para estudo do Aquífero Guarani

O chamado Plano Diretor de Saneamento Básico da Região Hidrográfica do Rio Uruguai pretendia analisar a situação das águas do Aquífero Guarani a partir da bacia do Rio Uruguai e desenvolver projetos de preservação na área. A Univates e o Governo do Estado firmaram um convênio, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Obras Públicas e Saneamento. O coordenador era o geólogo e professor da Univates, Henrique Carlos Fensterseifer.

O Aquífero Guarani está abaixo do território do Brasil, Argentina, Paraguai e Bolívia e, no Rio Grande do Sul, permeia 48% do território do estado. A ideia era que o projeto iniciasse pelo Rio Uruguai e depois fosse implementado nas demais bacias hidrográficas.

Morria o vereador Francisco Bananeiro

O vereador Francisco Model Hendler (PSDB), de Taquari, era enterrado no Cemitério dos Almeida, em Rincão São José. O parlamentar morreu a caminho do hospital. Hendler era cardíaco e, pela tarde, sentiu-se mal em seu estabelecimento comercial e foi socorrido por funcionários.

Francisco Bananeiro, como era conhecido, elegeu-se vereador pela primeira vez em 2000, com 301 votos. Em abril do ano seguinte, assumiu a Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente. Ele se reelegeu em 2004, com 589 votos.

Hoje é

  • Dia do Oftalmologista
  • Dia do Silêncio
  • Dia Nacional de Prevenção da Alergia
  • Dia Mundial da Espondilite Anquilosante
  • Dia Internacional da Luta contra a Endometriose

Santo do dia: Santa Flávia Domitila

Acompanhe
nossas
redes sociais