Teutônia decreta situação de emergência por dengue

REGIÃO EM ALERTA

Teutônia decreta situação de emergência por dengue

Município possui 162 casos confirmados da doença. Na região, são 452 pacientes positivos para o vírus

Teutônia decreta situação de emergência por dengue
Apesar do alerta, a maioria dos municípios gaúchos está em estágio operacional de normalidade. (Foto: divulgação)
Teutônia

Dos 452 casos de dengue confirmados na região de abrangência da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), 162 são residentes de Teutônia. O município decretou situação de emergência para a doença, e intensifica ações de prevenção e combate. Na região, Estrela e Paverama também apresentam maior número de pacientes infectados com o vírus, e que se encontram em nível de alerta.

Até a tarde de ontem, Teutônia havia outros 72 casos em investigação. O bairro com maior incidência da doença é o Canabarro, com 83% dos casos do município. Languiru, Alesgut, Teutônia, Boa Vista, Interior e Centro Administrativo também registraram casos.

No mesmo período do ano passado, o município havia 234 casos positivos da doença, com um óbito. A maior incidência também era no bairro Canabarro.

De acordo com a equipe de Vigilância em Saúde de Teutônia, há armadilhas espalhadas pela região urbana do município e já foram feitos mutirões de limpeza e conscientização na região.

Desde o início do ano, também são feitas ações como aplicação de dois tipos de inseticidas fornecidos pelo Estado, assim como visitas domiciliares por agentes de saúde e agentes de endemias.

Com o decreto, o município muda o modelo de intensificação das ações e passa a implementar novas tecnologias. Um exemplo é a aplicação do Larvicida Biológico BTI, um larvicida biológico que possui alta eficácia na eliminação de larvas do Aedes aegypti. A atenção básica ainda faz a testagem rápida em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Cenário estadual

Segundo dados da 16ª CRS, o maior número de casos da doença em 2025 foi observado nas primeiras semanas de abril e foi percebida uma queda nas semanas seguintes. Apesar do alerta, no mesmo período de 2024, a região registrava 1.378 casos confirmados de dengue e dois óbitos pelo agravo.

No estado, são confirmados 13.501 casos de dengue em 2025, e sete óbitos pela doença, de residentes de Alvorada (2), Cachoeira do Sul, Porto Alegre, (3) e Viamão, sendo cinco idosos e dois adultos, todos com comorbidades.

A maioria dos municípios gaúchos está em estágio operacional de normalidade. No mesmo período de 2024, o estado registrava 164.135 casos confirmados de dengue.

O RS ainda possui 206 casos confirmados de chikungunya, sendo 185 autóctones e dois óbitos pela doença. Os casos estão localizados, em especial, nos municípios de Carazinho e Salvador das Missões.

Números

  • Vale do Taquari
    452 casos
  • Teutônia
    162 casos
  • Estado
    13.501 casos

Outros casos

  • 206 casos chikungunya no RS

Acompanhe
nossas
redes sociais