Dos 452 casos de dengue confirmados na região de abrangência da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), 162 são residentes de Teutônia. O município decretou situação de emergência para a doença, e intensifica ações de prevenção e combate. Na região, Estrela e Paverama também apresentam maior número de pacientes infectados com o vírus, e que se encontram em nível de alerta.
Até a tarde de ontem, Teutônia havia outros 72 casos em investigação. O bairro com maior incidência da doença é o Canabarro, com 83% dos casos do município. Languiru, Alesgut, Teutônia, Boa Vista, Interior e Centro Administrativo também registraram casos.
No mesmo período do ano passado, o município havia 234 casos positivos da doença, com um óbito. A maior incidência também era no bairro Canabarro.
De acordo com a equipe de Vigilância em Saúde de Teutônia, há armadilhas espalhadas pela região urbana do município e já foram feitos mutirões de limpeza e conscientização na região.
Desde o início do ano, também são feitas ações como aplicação de dois tipos de inseticidas fornecidos pelo Estado, assim como visitas domiciliares por agentes de saúde e agentes de endemias.
Com o decreto, o município muda o modelo de intensificação das ações e passa a implementar novas tecnologias. Um exemplo é a aplicação do Larvicida Biológico BTI, um larvicida biológico que possui alta eficácia na eliminação de larvas do Aedes aegypti. A atenção básica ainda faz a testagem rápida em todas as Unidades Básicas de Saúde.
Cenário estadual
Segundo dados da 16ª CRS, o maior número de casos da doença em 2025 foi observado nas primeiras semanas de abril e foi percebida uma queda nas semanas seguintes. Apesar do alerta, no mesmo período de 2024, a região registrava 1.378 casos confirmados de dengue e dois óbitos pelo agravo.
No estado, são confirmados 13.501 casos de dengue em 2025, e sete óbitos pela doença, de residentes de Alvorada (2), Cachoeira do Sul, Porto Alegre, (3) e Viamão, sendo cinco idosos e dois adultos, todos com comorbidades.
A maioria dos municípios gaúchos está em estágio operacional de normalidade. No mesmo período de 2024, o estado registrava 164.135 casos confirmados de dengue.
O RS ainda possui 206 casos confirmados de chikungunya, sendo 185 autóctones e dois óbitos pela doença. Os casos estão localizados, em especial, nos municípios de Carazinho e Salvador das Missões.
Números
- Vale do Taquari
452 casos - Teutônia
162 casos - Estado
13.501 casos
Outros casos
- 206 casos chikungunya no RS