O projeto “Oratória nas Escolas”, promovido pela JCI Lajeado, está envolvendo 280 estudantes do 8º e 9º ano de oito escolas da rede pública. A iniciativa teve início em abril, com uma capacitação coletiva que apresentou o programa e os primeiros passos para o desenvolvimento da oratória. A partir dessa etapa, as escolas definiram sua participação na fase seguinte, que agora avança com a preparação individual dos alunos.
Conforme o coordenador do projeto, Eduardo Possamai, durante o mês de maio os estudantes irão trabalhar a construção dos textos e as técnicas de comunicação, com apoio das escolas e da equipe da JCI. “Eles vão aprender a consumir materiais de fontes confiáveis, saber onde e como buscar informações. Depois, entra toda a parte de oratória. Passar a mensagem do texto exige mais do que simplesmente subir ao palco e falar. Há um processo de reflexão, no qual os alunos compreendem a lógica da comunicação e se desenvolvem enquanto pessoas”, explica.
Após essa preparação, cada escola participante selecionará um representante para a final municipal, prevista para ocorrer em junho e então os concorrentes devem enviar um vídeo com sua apresentação. O material será avaliado por membros da JCI, que irão eleger o vencedor da etapa local. O estudante premiado representará Lajeado na fase estadual do projeto.
Segundo o presidente da JCI Lajeado, Marcelo Diedrich, além de incentivar a expressão e o pensamento crítico, o projeto busca formar jovens mais confiantes e preparados para os desafios pessoais e profissionais.