Presídio de Arroio do Meio busca ampliar sala de trabalho para detentos

mão de obra carcerária

Presídio de Arroio do Meio busca ampliar sala de trabalho para detentos

Intenção da direção é dobrar número de reclusos no mercado de trabalho. Reunião definiu a busca e uso de recursos do Judiciário

Presídio de Arroio do Meio busca ampliar sala de trabalho para detentos
Fotos: Gabriel Santos
Arroio do Meio

Representantes dos seis municípios que integram a Comarca de Arroio do Meio participaram nesta terça-feira, 6, de uma reunião do Conselho Comunitário de Execução Penal. Entre os temas em pauta, o grupo busca recursos para ampliar a sala de trabalho dos detentos da casa prisional, localizada no bairro Bela Vista.

Conforme a presidente do Conselho, a assistente social Márcia Garibotti Lorenzon explicou que o grupo busca acessar verba disponibilizada por meio de um edital publicado pelo Poder Judiciário. O documento foi assinado pelo juiz João Regert, titular da vara judicial da Comarca. O objetivo é utilizar esses recursos para ampliar o espaço destinado ao trabalho prisional, atendendo à crescente demanda de empresas interessadas em utilizar mão de obra carcerária.

Atualmente, 23 detentos da unidade estão inseridos no mercado de trabalho, número que o projeto espera dobrar com a construção de um novo pavilhão. “Hoje muitas empresas oferecem maquinário e parcerias, mas o espaço físico é insuficiente para comportar mais trabalhadores”, explica Márcia.

Além de atividade laboral, os presos têm acesso ao ensino médio, ofertado nos três turnos – manhã, tarde e noite. O trabalho, além de gerar renda, garante benefícios legais. O preso recebe 75% de um salário mínimo, tem direito à remição de pena e parte da remuneração é retida para um fundo acessado pela administração prisional a cada seis meses. Outra parte fica depositada em conta própria (conta pecúlio) do apenado.

Os valores depositados são entregues ao condenado quando ele é posto em liberdade.

Acompanhe
nossas
redes sociais