Lajeado projeta lançar edital à obra de nova ponte ainda este mês

ALTERNATIVA À 130

Lajeado projeta lançar edital à obra de nova ponte ainda este mês

Travessia sobre o Rio Forqueta, na ligação com Arroio do Meio, será construída ao lado da Ponte de Ferro. Neste momento, projeto está na fase de atualização dos custos. Município tem verba garantida da União, mas custo total deve aumentar

Lajeado projeta lançar edital à obra de nova ponte ainda este mês
Estrutura será construída ao lado da Ponte de Ferro, sendo acessada pela Pasqualini. (Fotos: Gabriel Santos)
Lajeado

Com expectativa de lançar a concorrência ainda este mês, o governo municipal prepara edital para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Forqueta, na ligação com o Arroio do Meio. A travessia ficará ao lado da Ponte de Ferro, reconstruída em junho do ano passado, e será custeada com verba da Defesa Civil nacional.

O processo está em fase final de ajustes, com a atualização do investimento necessário para a obra. Embora tenha a garantia de R$ 10,5 milhões da União, o município estima que o valor global supere este montante. Além disso, segundo a prefeita Gláucia Schumacher, as administrações de Lajeado e Arroio do Meio terão que custear a execução das cabeceiras.

“Estamos atualizando o projeto para ver se os valores se mantêm. É isso que estamos tocando agora. Passando dessa etapa, e termos esse cálculo pronto, avançamos com a licitação”, comenta Gláucia. No ano passado, o ex-prefeito e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcelo Caumo, estimava um custo de R$ pelo menos 13 milhões à obra.

A nova estrutura terá duas pistas, permitindo o tráfego em ambos os sentidos, e será composta por uma combinação de ferro e concreto. Pelo projeto original, apresentado ano passado, a ponte terá oito metros de largura e 102,3 metros de comprimento e estará projetada para suportar o fluxo de caminhões e de ônibus.

Tentativa frustrada

A nova ponte será construída a poucos metros da histórica Ponte de Ferro. A ideia, segundo Gláucia, é aproveitar a avenida Senador Alberto Pasqualini para o trajeto dos veículos até a travessia alternativa. No entanto, admite que será necessário investir em melhorias na via, uma das mais movimentadas da cidade.

“A proximidade com a Ponte de Ferro se dá justamente porque temos que aproveitar a Pasqualini. Temos esse problema também, pois será necessário aumentar a capacidade de fluxo de veículos na avenida. Por isso nós queríamos fazer a troca e tentar levá-la para onde hoje está a Ponte do Exército”, lembra.

Gláucia se refere ao movimento feito pelo município em tentar construir a nova estrutura no local em que foi instalada em agosto a ponte provisória, do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit). No entanto, não houve sinalização positiva do governo federal. “Quando nos foi dito que não era viável, começamos a nos organizar para fazer está como no projeto original”.

Pavimentações

Ao mesmo tempo em que busca avançar na nova ponte, Gláucia garante não esquecer também da situação da rua Romeu Júlio Scherer, via utilizada para garantir a passagem de veículos pesados sobre a Ponte do Exército. Foram oito meses como única alternativa de ligação direta entre Lajeado e Arroio do Meio.

“Temos o pedido para pavimentação do trecho. Está no Estado, mas ainda não tivemos retorno. Se abriu toda aquela via, com um grande investimento. Queremos aproveitar isso e deixá-la pronta para uma futura ponte”, garante a prefeita. Seriam necessários cerca de R$ 10 milhões para asfaltar 1,9 quilômetro da via, além de uma estrada municipal no lado de Arroio do Meio.

Desmontagem da estrutura metálica será finalizada semana que vem

Desativação

O exército desativa hoje a ponte provisória entre as duas cidades. O fluxo será interrompido às 14h, quando começa a limpeza. Desmontagem ocorre na próxima segunda, 12. A estrutura foi instalada em agosto de 2024, três meses após a enchente, para melhorar o fluxo de veículos de carga.

Com a liberação do fluxo de veículos na nova ponte da ERS-130, em 10 de abril, o tráfego pela estrutura de propriedade do Dnit estava ocioso. A desmobilização marca o encerramento de uma etapa importante no processo de recuperação da infraestrutura local.

Mais sobre a ponte

  • Com 8 metros de largura e 102,3 metros de comprimento, a nova ponte está projetada para suportar o fluxo de caminhões e de ônibus;
  • Em maio do ano passado, menos de um mês após a enchente, a primeira proposta de ponte foi aprovada e o governo de Lajeado fez uma licitação emergencial. Esse trâmite foi suspenso frente a reconstrução da ponte de ferro pela Construtora Lyall;
  • Com isso, foram necessários reajustes quanto ao traçado e custos. Do investimento inicial próximo aos R$ 11,8 milhões, houve uma adição devido a revisão dos estudos;
  • Na ocasião, a empresa que venceu a concorrência, a Medabil, de Nova Bassano, refez os estudos. No entanto, o governo de Lajeado cancelou a concorrência anterior.

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