Em um mês, 914 estudantes impactados

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Em um mês, 914 estudantes impactados

A Caravana Educame esteve em cinco escolas e impactou 914 estudantes no primeiro mês da ação. A atividade faz parte do programa Educame – Educação Ambiental na Escola, do Grupo A Hora. Por meio da peça teatral “Educa-me, por quê?”, alunos do Ensino Fundamental são estimulados a pensar sobre os recursos naturais, especialmente a água, e a importância da preservação ambiental.

Canal de comunicação

A oficina Repórter Mirim Ambiental, que ocorre durante a caravana, registrou a participação de 157 alunos no mês de abril. A atividade pretende despertar nos estudantes um olhar sobre os fatos e acontecimentos ligados ao meio ambiente – seja na escola ou na comunidade. Além disso, criar uma ferramenta de comunicação para divulgar ações das escolas no suplemento mensal Educame.

Por onde passou

A Caravana Educame esteve nas Emefs Alfredo Lopes da Silva, no Morro 25, em Lajeado; Pedro Lopes Schmidt, no distrito Delfina, Estrela; Prof. Odila Rosa Scherer, bairro, União, em Venâncio Aires; Barra do Forqueta, em Arroio do Meio; e Jacob Sehn, Glucostarck, Cruzeiro do Sul. A próxima parada será hoje, na Emef Francisco Oscar Karnal, em Lajeado.

Biometano

A primeira planta de produção de biometano em grande escala no Rio Grande do Sul terá capacidade instalada de gerar 66 mil m³ de gás natural diariamente, o equivalente a 9,2 mil botijões de gás de 13kg. A geração será a partir de resíduos sólidos urbanos. A Biometano Sul irá operar no Complexo Tecnológico da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), em Minas do Leão. Diversos municípios do Vale do Taquari enviam seus resíduos para este local.

Aproveitamento

O biometano é produzido a partir da purificação do biogás gerado pela decomposição de matérias orgânicas, como o lixo urbano que é destinado aos aterros sanitários, e pode ser utilizado como combustível para veículos, aquecimento, geração de energia e processos industriais.

Ao ar livre

Sou adepta às atividades ao ar livre. Acredito que o contato com a natureza e a contemplação nos fazem ver o quão singular e ao mesmo tempo complexo é o ambiente natural. E quanto mais conhecemos e próximos estamos dele, mais cuidamos.

Oportunidade

No dia 18 de maio ocorre mais uma edição do Gramado Cultural, promovido pelo Núcleo de Cultura e Eventos da Univates. É uma oportunidade de lazer e cultura ao ar livre. A programação, das 15h das 19h, será no gramado do Centro Cultural da Instituição. Feira com artistas e artesãos, palco aberto e participação do Museu de Ciências Univates estão entre as atrações. Contatos pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5946, ou pelo e-mail cultura@univates.br.

Ciências ambientais

Criada em 11 de abril a Sociedade Brasileira das Ciências Ambientais (SBCiAmb). Com a participação de instituições de todas as regiões do País e o engajamento de pesquisadores reconhecidos nacionalmente, a SBCiAmb pretende articular, com base na ciência e no diálogo interdisciplinar, soluções sustentáveis para os desafios ambientais contemporâneos. A sociedade tem sede na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo. A Univates, além de ser integrante da SBCiAmb, tem a professora Neli Teresinha Galarce Machado como integrante da diretoria fundadora.

Missão

Idealizada por docentes e pesquisadores de diferentes instituições, a SBCiAmb nasce como uma associação sem fins lucrativos, com a missão de promover a pesquisa, a educação e a conscientização sobre questões ambientais, incentivando práticas sustentáveis e soluções inovadoras.

Acompanhe
nossas
redes sociais