Teve início nesta segunda-feira, 5, o curso de qualificação profissional em costura industrial promovido pela Prefeitura de Mato Leitão, em parceria com o governo do Estado, por meio do programa RS Qualificação. A capacitação, oferecida gratuitamente, ocorre em uma unidade móvel do Senai (confecção), instalada no município, e vai até o dia 16, com aulas diárias das 13h às 19h.
A formação tem carga horária de 60 horas e é ministrada pela professora Rosângela Aresi Tresoldi, que incentivou as alunas a aproveitarem a oportunidade. “Não se preocupem se errar e precisar desmanchar as peças. Estamos aqui para aprender juntas e trocar experiências. Força de vontade e persistência fazem toda a diferença”, motivou.
Durante a abertura do curso, a instrutora ressaltou que o certificado do Senai é um diferencial importante no currículo e pode abrir portas tanto no mercado formal quanto no empreendedorismo. “É possível trabalhar de casa e agregar renda à família, ou até mesmo iniciar um pequeno negócio”, destacou Rosângela.
A turma é formada por 15 mulheres que se inscreveram por meio da mobilização da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Cidadania, em conjunto com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Mato Leitão.
O coordenador técnico do Senai, Pedro Machado, também participou da abertura e frisou a importância da parceria entre Estado e município para viabilizar a qualificação profissional. “É uma união de esforços para oferecer oportunidades concretas de desenvolvimento pessoal e econômico”, afirmou.
Além do curso de costura industrial, o município conta atualmente com uma segunda capacitação em andamento, voltada à formação de operadores de caixa. Novas turmas e formações estão previstas para o segundo semestre, sempre com o objetivo de preparar a população para o mercado de trabalho e promover a autonomia financeira dos participantes.