Vídeos nas redes sociais mostram a queda de um aterro e a exposição das estacas de fundação da nova ponte sobre o Rio Forqueta, entre Lajeado e Arroio do Meio.
Segundo a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), não há qualquer risco à estrutura da obra, que segue dentro dos parâmetros técnicos estabelecidos no projeto.
De acordo com o presidente da EGR, Luis Fernando Vanacôr, o processo registrado nas imagens é considerado normal e já era previsto pelos engenheiros responsáveis.
Ele explica que parte do leito do rio foi temporariamente aterrado para permitir o acesso de caminhões e a execução das etapas de concretagem dos pilares da ponte.
As 16 estacas de fundação estão cravadas em rocha e contam com uma camisa (cano metálico) de revestimento, que durante a obra teve a função de viabilizar a concretagem na água e a integridade da estrutura, afirmou Vanacôr.
A empresa reforçou que a visualização das estacas não compromete a segurança da ponte e que este segmento ficará mais aparente com a redução de nível do rio.