A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para uma semana de risco no Rio Grande do Sul, com previsão de chuvas intensas e possibilidade de temporais isolados, especialmente entre quarta, 7, e sexta-feira, 9. Os volumes de precipitação devem ser altos em áreas do interior do estado, principalmente nas regiões oeste, centro e sul.
Segundo o instituto, o período mais crítico será da metade para o fim da semana, quando a instabilidade deve ganhar força e trazer chuva intensa, com potencial para tempo severo, incluindo queda de granizo e vendavais localizados. A formação de uma frente quente na quinta-feira, 8, impulsionada por uma forte corrente de jato em baixos níveis, será determinante para o agravamento das condições climáticas.
Nesta segunda-feira, 5, o sol aparece entre nuvens e o calor segue acima da média para o mês de maio. No entanto, entre a tarde e a noite, há possibilidade de pancadas isoladas nas regiões oeste e sul. A terça-feira, 6, deve repetir o padrão: tempo abafado, sol com nuvens e possibilidade de chuva isolada à tarde em diferentes pontos do RS.
Já na quarta-feira, 7, embora o sol ainda apareça em parte do estado, a umidade e o abafamento aumentam, preparando o cenário para a mudança mais intensa. A quinta-feira, 8, será marcada por forte calor em algumas regiões e instabilidade em outras, enquanto uma frente quente se organiza sobre o território gaúcho. A sexta-feira, 9, marca o avanço de uma frente fria, associada à formação de um ciclone no Atlântico Sul, que trará chuva para todas as regiões antes da melhora do tempo no sábado.
Apesar da semelhança no calendário, os meteorologistas ressaltam que este episódio de chuva volumosa não é uma repetição das enchentes de maio de 2024, embora exija atenção redobrada da população.
Domingo com sol e calor em Lajeado
Antes da virada no tempo, o domingo, 4, será de tempo firme em Lajeado e região. O sol predomina ao longo do dia. As temperaturas ficam entre 15°C e 30°C, e não há previsão de chuva.