Com uma média de dez nascimentos por dia, o novo Centro Obstétrico do Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, se consolida como uma estrutura moderna e acolhedora para gestantes da região. O serviço está em funcionamento desde o dia 10 de março, em um ambiente moderno, qualificado e com foco na humanização.
Batizado de Centro Obstétrico Dr. Waldir Nöthen, o espaço conta com 24 leitos. São cerca de 50 profissionais em uma equipe multidisciplinar, nas áreas médicas e de enfermagem, voltados a priorizar o atendimento humanizado durante os partos.
O novo centro conta com três salas pré-parto, parto e pós-parto, com banheiras e acessórios para estimular o parto, com cromoterapia, música ambiente e televisão. Além de quatro leitos de observação, três salas cirúrgicas e oito leitos em sala de recuperação.
As salas cirúrgicas ainda contam com visores para que as famílias possam ver o bebê logo após o nascimento. Além disso, os berços são aquecidos. O atendimento de partos normais e cesarianas ocorrem no mesmo ambiente.
Acolhimento
Coordenadora da enfermagem do Centro Obstétrico, Ana Paula Klafki afirma que, antes da mudança, os partos ocorriam em um centro cirúrgico geral, junto a outros procedimentos. “Agora, com o espaço exclusivo, conseguimos manter o bebê com a mãe o tempo todo, o que antes nem sempre era possível”, reforça.
A profissional destaca, entre outros fatores, o acolhimento familiar. Irmãos e acompanhantes, inclusive crianças, podem participar da experiência. “Eles ficam faceiros de vestir os pijamas hospitalares, se sentem parte daquele momento”, relata Ana Paula.
A equipe multiprofissional também ganhou reforços. Hoje, cada turno conta com duas enfermeiras, dez técnicos de enfermagem, duas instrumentadoras e o suporte de profissionais da maternidade. O atendimento é complementado por obstetras, pediatras, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogas, fonoaudiólogas e dentistas, garantindo uma abordagem integral para cada caso.
“Embora 92% dos casos sejam positivos, também atendemos perdas gestacionais ou situações em que o bebê precisa ser retirado da mãe. Nesses momentos, o suporte faz toda a diferença”, afirma a coordenadora.
Ana Paula ainda cita a possibilidade de participação das doulas no momento do parto, desde que tenham formação em saúde.
Qualificação
Segundo a médica coordenadora do Centro Obstétrico do HBB, Ticiane Codevila, a estrutura tem garantido mais conforto e um cuidado integral à saúde da mulher. “As pacientes chegam para uma consulta e perguntam se o espaço é particular. E não é. É um atendimento para todos os convênios, inclusive o SUS”, reforça a médica.
Além dos partos, o centro também concentra consultas obstétricas, exames de ultrassom e até procedimentos ginecológicos. “Todo o atendimento da mulher foi centralizado em um único setor”, completa Ticiane.
A profissional ainda destaca a otimização dos fluxos de atendimento e afirma que, além da inauguração do novo espaço, o hospital também abriu a residência em pediatria neste ano, que impactou o serviço do setor. Hoje, duas médicas estão em formação. Além das residentes de Ginecologia e Obstetrícia e dos estudantes da Univates, que reforçam o atendimento sob supervisão médica.