Venâncio Aires volta a receber prova após cinco anos

Corrida de rua

Venâncio Aires volta a receber prova após cinco anos

Circuito dos Vales/Omega Construtora retorna para cidade. Etapa deste domingo supera primeira prova de 2025 e terá cerca de 2 mil participantes em três modalidades

Venâncio Aires volta a receber prova após cinco anos
Foto: Samara Espindola
Venâncio Aires

Depois de cinco anos, Venâncio Aires volta ao circuito dos grandes eventos esportivos do Vale do Taquari. A cidade será palco, neste domingo, 4, da segunda etapa do Circuito dos Vales/Omega Construtora 2025, prova que promete reunir cerca de dois mil participantes nas modalidades de corrida, caminhada e corrida kids. Será a maior corrida de rua da história de Venâncio Aires, cidade reconhecida como a Capital Nacional do Chimarrão.

Um dos cartões postais de Venâncio Aires, a Igreja Matriz será o ponto de largada do evento. (Fotos: Samara Espindola/divulgação)

Com largada e chegada na Praça da Matriz — um dos cartões-postais do município —, os trajetos contemplam distâncias de 3km, 5km e 10km, além das caminhadas de 3km e 5km e da corrida kids, que será disputada em trajetos de 500 metros e 1km. O trajeto plano, passando pelo bairro Grão Pará e retornando ao centro, é apontado como um dos grandes atrativos da etapa. A altimetria favorável deve contribuir para que muitos atletas tentem superar seus recordes pessoais.

Promovido desde 2015, o Circuito dos Vales se consolidou como o maior evento de corrida de rua da região e um dos maiores do interior gaúcho. A realização desta etapa durante a Fenachim, uma das maiores festas culturais do estado, simboliza mais do que um retorno. Para o prefeito Jarbas da Rosa, que também participará da corrida de 3km, o evento representa um reencontro da cidade com grandes momentos de integração. “Receber novamente o Circuito dos Vales em Venâncio Aires, justamente durante a Fenachim, representa muito mais do que uma etapa esportiva. É o reencontro da nossa cidade com grandes eventos de integração, saúde e bem-estar. O esporte também é cultura, é pertencimento, é união, e essa prova traduz exatamente esse espírito”, destaca o prefeito.

Participantes locais valorizam retorno

Em 2019, Juliano Kommer foi campeão geral da prova que ocorreu em Venâncio Aires. (Foto: Arquivo pessoal)

A retomada da etapa em Venâncio Aires também mobilizou corredores experientes e novatos. Um dos nomes mais conhecidos do Circuito é Juliano Kommer, campeão da etapa em 2019, quando o evento foi realizado pela última vez na cidade. “Em 2019, vivia uma fase muito boa. Vinha de uma maratona em que fiz 2h52min e estava embalado no Circuito dos Vales. Tive grandes disputas com o Piuco, meu adversário direto, e acabei campeão da etapa e também do Circuito na pontuação final. Foi muito marcante”, recorda Kommer.

Recuperando-se de lesões recentes, pretende disputar os 5km e buscar um lugar no pódio geral da etapa. Na primeira etapa do Circuito, em Santa Clara do Sul, ficou fora do pódio por apenas dois ou três segundos. “A prova em Venâncio Aires é mais perto de casa, o que facilita muito. Além disso, o nível dos atletas dos 5km é altíssimo. Todo mundo muito forte, o que torna a disputa mais emocionante”, afirma.

Juliano também sugere que o circuito avance para outras regiões próximas. “Seria muito legal se Santa Cruz do Sul, por exemplo, recebesse uma etapa no futuro. Tem muita gente da cidade participando, principalmente com o crescimento dos grupos de corrida locais”, observa.

Mais de 150 atletas

Outro atleta empolgado com o retorno da prova é Roberto Wessling, que lidera a RCR Run, equipe local. Segundo ele, a etapa em Venâncio representa um marco. “Fiquei imensamente feliz ao saber que a cidade voltaria a sediar uma etapa. E mais do que isso: será a maior da nossa história. Isso reforça o crescimento da corrida de rua e a importância de termos espaços seguros para sua prática”, avalia.

A equipe de Roberto terá quase 150 corredores inscritos, número recorde do grupo. A preparação, segundo ele, foi intensa desde o encerramento da etapa anterior, em Santa Clara do Sul. “Fizemos até um treino de reconhecimento do trajeto nesta semana. Vai ser uma etapa muito especial. A largada na Praça da Matriz e o percurso plano tornam tudo mais convidativo”, destaca.

Corrida, superação e homenagem

Adriane Gomes usa a corrida para melhorar a saúde e para superar o luto

Para alguns participantes, o evento tem um significado ainda mais profundo. A venâncio-airense Adriane Gomes começou a correr em 2020, durante a pandemia, em busca de mais saúde e qualidade de vida. Neste domingo, ela participará dos 10km e tentará bater seu recorde pessoal. “As provas do Circuito dos Vales são sempre muito bem organizadas. E correr em casa é maravilhoso. Acho inclusive que Venâncio Aires deveria estar sempre entre as etapas. Seria demais”, diz Adriane.

Mais do que desempenho, a corrida também tem sido uma forma de lidar com o luto. Em maio, completará um ano do falecimento do marido. “Só quem corre sabe o quanto isso ajuda a aliviar. A corrida me ajuda a seguir”, revela, emocionada.

Música na largada: cultura em movimento

Mais do que um evento esportivo, o Circuito dos Vales em Venâncio Aires será uma celebração cultural. Às 8h15, pouco antes da largada oficial, a Clube Orquestra Venâncio Aires apresentará um espetáculo gratuito na Praça da Igreja Matriz.

A apresentação integra o projeto Cultura em Movimento, que busca integrar manifestações artísticas aos eventos do circuito ao longo do ano. Formada por músicos de 18 a 71 anos, a orquestra é conduzida pelo maestro Daniel Böhm e já se apresentou em cidades como Porto Alegre, Gramado, Florianópolis e Curitiba. “É uma excelente iniciativa. A música e o esporte, juntos, têm um poder transformador. Esse tipo de ação valoriza ainda mais o evento e proporciona ao público uma experiência completa”, comenta Böhm.

Violinos, flauta transversal, trompetes, guitarra e percussão darão o tom do espetáculo, que promete contagiar os atletas e o público com uma performance vibrante e cheia de energia.

Retirada dos kits

A retirada de kits ocorre em três momentos. Nesta sexta-feira, 2, das 17h às 20h e no sábado, 3, das 9h às 15h, no Imec, centro de Lajeado. Ou no sábado, 3, das 17h às 18h30min, em frente a Igreja da Matriz de Venâncio Aires.

Outras informações podem ser obtidas na página do Circuito dos Vales no Instagram @circuito_dos_vales.

Acompanhe
nossas
redes sociais