Após um ano da cheia que deixou rastros de destruição em Estrela e a atualização dos pontos de risco do município, o novo Plano de Contingência foi apresentado nessa sexta-feira, 2. O documento foi detalhado pela da Defesa Civil municipal a representantes da sociedade durante encontro no auditório da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis).
A criação de um grupo de trabalho para debater contingência e prevenção a calamidades será o elo entre a população e a Defesa Civil para repasse de informações técnicas. O objetivo é fazer com que a comunidade tenha conhecimento das ações necessárias e saiba como agir em caso de eventos extremos e interrupções de serviços básicos.
O coordenador da Defesa Civil de Estrela, Rivelino Jacques Peixe, destaca a importância de manter a sociedade atualizada sobre o plano de resposta a desastres. “Em maio do ano passado, percebemos como é fácil colapsar a comunidade. Sem luz, sem acessos e sem comunicação, se criou a dificuldade em garantir alimentação e água”, relembra.
Sobre a atualização do plano, o coordenador diz que o trabalho feito pela Defesa Civil ocorre em ciclos. No primeiro passo, a equipe faz a gestão de risco, com criação e formatação de ações de prevenção, mitigação e preparação da comunidade. Na gestão de desastres, a expectativa é que as orientações sejam de conhecimento da população.
Além disso, Jacques aponta que o município também atua na fase de recuperação da cidade após as catástrofes. Outro ponto destacado pelo coordenador, é o combate à desinformação em momentos de crise.“É necessário que cada ator saiba sua missão, saiba como agir. Por isso a importância destas orientações, para que as pessoas fiquem atentas a informações que não são verdadeiras”, comenta.