Após quase dois anos, um dos veículos de comunicação mais tradicionais do país estará de volta às atividades. No ano em que completa um século de fundação, a Rádio Pelotense, considerada a mais antiga do RS, retoma suas operações em julho no dial 99.5 FM, no aniversário de 212 anos de Pelotas. A emissora foi adquirida pelo Grupo A Hora, em negócio concretizado esta semana.
Conhecida pela atuação na frequência 620 AM e ampla cobertura local, a Pelotense foi, por décadas, a líder de audiência no segmento do radiojornalismo na Zona Sul do RS. Agora, se soma ao Jornal A Hora do Sul, que completa um ano de circulação também em julho, como um dos braços do grupo na região, uma das mais populosas do Estado.
Segundo o diretor executivo do Grupo A Hora, Adair Weiss, a região Sul vive um momento de transição e se abre para novos investimentos que surgem. Por isso, a Pelotense possui um papel fundamental neste contexto, de pautar as oportunidades e dificuldades e debater os temas que são desafios para o desenvolvimento daquela região, sobretudo as cidades de Pelotas e Rio Grande.
“A Pelotense se soma ao A Hora do Sul e ao alcance do portal de notícias e potencializa esses dois veículos. Com a tradição dela, vamos criar uma tríade de jornalismo multiplataforma, que vai ajudar muito a pautar e debater os temas estruturantes da região. A rádio vai estar a serviço da comunidade”, destaca.
Legado centenário
Na avaliação do diretor editorial e de produtos do A Hora, Fernando Weiss, a retomada da Pelotense representa a continuidade de um legado centenário e também de uma vitória do jornalismo profissional, sobretudo num momento onde plataformas que incitam o extremismo e as fake news na internet tomam proporção.
“Nós ficamos muito felizes em poder devolver para Pelotas e a Zona Sul este canhão que foi, por tanto tempo, a Rádio Pelotense, e colocá-la no ar outra vez. Vai fazer muito bem para todos. Para a cidade, para a região, e para o Grupo A Hora. O jornalismo profissional, a partir das plataformas tradicionais, se torna cada vez mais essencial, como um grande fiel curador da notícia”, salienta.
Weiss frisa que a emissora de rádio se junta ao trabalho desenvolvido pelo A Hora do Sul e se fundem, formando um grande grupo de comunicação, “que vai traduzir o que acontece no jornal e no rádio para um grande portal de notícias e para as redes sociais, com a curadoria que é uma grande característica do Grupo A Hora”.
Já o coordenador editorial e de projetos do A Hora do Sul, Jarbas Tomaschewski, ressalta que a Pelotense retorna para preencher um espaço “que sempre foi seu”, sendo uma das melhores notícias para Pelotas em 2025.
“A memória dos ouvintes com a emissora segue viva. Percebe-se isso nas conversas, no quanto ela deixou saudade. A volta, agora em FM e com uma grade focada no jornalismo para a Zona Sul do Estado, associada às plataformas do A Hora do Sul, irá potencializar a força que o rádio tem”, celebra.
Marca local
Parceira do Grupo A Hora desde os primeiros movimentos da empresa na Zona Sul a Associação Comercial de Pelotas (ACP) abriu as portas de sua sede para a produção das primeiras edições do A Hora do Sul. Agora, celebra a retomada de uma “marca local”, que chega para contribuir para o desenvolvimento não apenas de Pelotas, mas de toda a Zona Sul e seus 1 milhão de habitantes.
Presidente da ACP, o estrelense Fabrício Cagol lembra da comoção gerada na cidade quando o Diário Popular fechou as portas após 135 anos de circulação, em junho de 2024, e do movimento feito pelo A Hora para chegar a região. Segundo ele, a aceitação de empresas, entidades e da população foi positiva e o mesmo deve se repetir com a retomada da Rádio Pelotense.
“Foi uma alegria enorme ver o início de um jornal de tão boa qualidade e focado no jornalismo sério e atuante, visando o desenvolvimento da nossa região. E ficamos muito felizes quando fecharam a negociação. É muito importante para nós termos uma rádio para tratar dos temas regionais. A Pelotense é uma marca local, seria muito ruim deixar ela morrer também”, comemora.
Cagol considera que, com uma emissora forte, o A Hora consegue multiplicar a visibilidade do jornal e reverberar para toda a região. “Precisamos tratar mais das pautas e dos temas de interesse regional. Falo não somente como representante de entidade, mas também como morador. A rádio tem que ser esse elo de ligação entre o cidadão comum, as entidades e empresas com o Poder Público.”
EXPANSÃO DO A HORA
2002 – Criado em Santa Clara do Sul pelos irmãos Kátia e Fábio Fischer, o A Hora lança a primeira edição impressa no dia 1º de julho. No segundo mês, Adair Weiss integra o quadro de sócios.
2004 – Forquetinha, Marques de Souza e Travesseiro passam a ocupar espaço no semanário, que aumenta de 12 para 16 páginas.
2006 – Inicia a migração da sede para Lajeado.
2007/2008 – Rua Saldanha Marinho passa a ser o novo endereço do Grupo. A sala alugada na rodoviária de Lajeado torna-se o Centro de Distribuição (CD). Fernando Weiss assume parte da sociedade.
2010 – Jornal passa por reformulação e ganha novo projeto gráfico, com lançamento oficial durante a Expovale. Ocupação da sede atual, na avenida Benjamin Constant.
2013 – A Hora torna-se diário e circula de terça-feira à sábado. Circulação predomina em Lajeado, Estrela, Teutônia, Arroio do Meio e Encantado.
2018 – Empresa posiciona a marca como GRUPO A HORA. Anúncio ocorreu durante a Expovale 2018, antecedido do grande evento empresarial, o TOP 100.
2020 – Grupo adquire a rádio Sorriso FM, de Estrela, denominando-a de Rádio A Hora 102.9, a qual estreou nova programação no dia 24 de março.
2021 – Empresa incorpora o Jornal Nova Geração e inaugura o segundo estúdio da Rádio A Hora, em Estrela, ambos com sede no Centro da cidade, em frente à praça Menna Barreto.
2023
A Hora anuncia a terceira filial. A unidade avançada em Encantado é inaugurada no dia 27 de março, rua Júlio de Castilhos, no Centro, junto à Galeria Peretti.
2024
Início da expansão para a região Sul do estado. Lançamento do projeto EducAME, em resposta aos efeitos climáticos no Vale.
2025
Grupo A Hora anuncia a compra da Rádio Pelotense.