Fenachim vira vitrine para empreendedores do Vale

FESTA NACIONAL DO CHIMARRÃO

Fenachim vira vitrine para empreendedores do Vale

Expositores buscam impulsionar negócios durante evento, que segue até domingo, 4, e retorna entre os dias 7 e 11 de maio

Fenachim vira vitrine para empreendedores do Vale
Programa Negócios Em Pauta deste sábado, 3, foi direto da Fenachim, em Venâncio Aires. (Fotos: Evandro Mallmann)
Venâncio Aires

Como um dos pilares da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), o programa Negócios em Pauta reuniu representantes de empresas da região neste sábado, 3, para debater estratégias de impulsionamento de negócios. A transmissão do evento foi feita ao vivo diretamente do Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires.

A programação da feira contempla exposições de artesanato, comércio, indústria, serviços e agricultura. No entanto, o foco principal está em conectar empresários e oportunizar a divulgação de produtos e serviços, fortalecendo a economia local.

“A feira tem esse intuito de promover o intercâmbio entre negócios e clientes. Para motivar o expositor, precisa haver essa conexão. O ideal é que as pessoas saiam da festa dizendo que fecharam negócios ou, ao menos, criaram boas expectativas para futuras parcerias”, destaca Vilmar de Oliveira, presidente da Fenachim.

Entre os expositores, a Evaporsul, empresa especializada em climatizadores evaporativos, tem uma história ligada à Fenachim. Cristiano Leandro, um dos sócios, lembra que a empresa nasceu durante a edição de 2014 da festa, quando ainda operava com um protótipo dentro de uma indústria local.

“Naquela época fomos convidados para fazer a climatização do evento. A partir dali, participamos de outras feiras e crescemos. Hoje, 90% dos nossos negócios acontecem dentro desses eventos”, afirma.

Outro destaque da feira é a Multimec Manutenção Industrial, vencedora de um dos prêmios da Afubra. Com quase 23 anos de atuação no setor metalmecânico, a empresa levou à Fenachim um equipamento inédito na cidade: o BioQueima, tecnologia desenvolvida há três anos que transforma pellets em energia térmica.

“É um produto voltado para hotéis, granjas de frango, creches de suínos, salumerias e piscinas térmicas. Trouxemos o equipamento para mostrar ao venâncio-airense o que está sendo desenvolvido aqui mesmo, na nossa cidade”, explica o sócio José da Rosa.

Para o presidente da Fenachim, o setor metalmecânico é um dos grandes potenciais econômicos de Venâncio Aires, ao lado dos segmentos de tabaco, proteína animal — com diversos frigoríficos — e da erva-mate.

A 17ª Fenachim segue até domingo, 4, e retorna entre os dias 7 e 11 de maio, no Parque do Chimarrão.

Confira entrevistas completas

Acompanhe
nossas
redes sociais