Como e quando começou sua carreira como modelo?
Aos 12 anos, fui a Porto Alegre para tentar a carreira de modelo, mas após várias recusas em castings, perdi o encanto e desisti. Anos depois, uma amiga da minha mãe, a modelo Shirlei Foltz, mostrou uma foto minha para o Gabi, que se encantou de imediato. O entusiasmo reacendeu a vontade de ser modelo, e ali tive certeza de que queria seguir nas passarelas.
Principais desafios enfrentados no início da carreira?
Foi muito difícil para mim, pois eu era muito quieta, retraída. Tinha vergonha de me expor. Mas com aulas de passarela e fotogenia oferecidas na Djoo, fui me desenvolvendo conforme o tempo. A Djoo é minha segunda casa, não tenho mais vergonha de aparecer. Eles me apoiam muito.
De todos os trabalhos, qual mais te marcou?
O Experience, onde fui capa de uma revista internacional do Canadá. Fiquei apaixonada. Saí gritando, minha mãe se assustou, liguei para o meu pai e choramos juntos.
Te inspira em alguém?
Shirlei Foltz é minha maior inspiração. Minha mãe contava que zombavam dela por ser muito magra e alta, mas ela não se abalou e hoje é um sucesso.
Como cuida da saúde física e mental em uma carreira que exige tanto da imagem?
Gosto de caminhar e faço academia, sigo a recomendação da Djoo de manter o corpo e a mente saudáveis. Valorizo muito o apoio familiar: Ter pessoas boas ao lado é essencial.
Como lidar com a falta da família durante viagens
Passei quatro dias em São Paulo, senti muita saudade dos pais e da irmã. Liguei chorando, agradecendo a oportunidade. Quando voltei, minha mãe disse: não quero que você desista do seu sonho, só vai!
Projetos futuros da Manu?
Participar do São Paulo Fashion Week na edição do final do ano. Quero me dar muito bem no mercado nacional para quando completar 18 anos, seguir direto para a carreira internacional. Vou focar muito nisso.
Como cuida do corpo, aparência e essência?
A genética, herdada do pai, facilita a manutenção do corpo. Evito doces, especialmente chocolates, para evitar espinhas. Café reforçado, bom almoço, janta mais leve e bebo bastante água, antes de dormir e ao acordar para melhorar a pele e o intestino.
Quem será a Manu daqui a alguns anos?
Uma Manu muito bem sucedida, assim espero, com cabeça no lugar e pés no chão. Pretendo cursar Farmácia e seguir na área de perícia, além de estar cercada por pessoas que amo: família, amigos e a equipe da Djoo.
Conselho para quem sonha em seguir uma carreira como você?
Foque, mas não se encante demais. Muita gente promete e não faz. Escolha bem com quem andar, tenha pessoas boas ao seu lado.