Circulando por aí

Opinião

Carlos Martini

Carlos Martini

Colunista

Circulando por aí

Não é nenhuma prioridade, ainda mais depois das bangornadas climáticas dos últimos tempos, mas vale a pena gastar uns trocados na implantação de alguns cachorródromos por aí.

Mal não faz, é barato e pode ser uma baita mão na roda prá promover a socialização dos bichanos criados em ambientes muito restritos e de pouca mobilidade, ainda mais em áreas urbanas com muito adensamento vertical.

Um cercadinho, uma ou duas lixeiras, um bica de água e tá feito o carreto! Não requer prática e nem habilidade e espaços não faltam. Patas à obra!

Força na rabeta!

Gostei de ver o ressurgimento da motonáutica nas barrancas do Taquari, com a realização da 5ª. Etapa do Campeonato Sul-Brasileiro, na boa terra de Cruzeiro do Sul.

Há não muito tempo atrás o vale já foi uma referência nesses esportes náuticos, com equipes de primeira linha e competições que atraiam multidões às barrancas.

Tomara que essa centelha agora lançada se transforme de novo num belo brazeiro.

Schützenverein

Bem legal ver a abordagem feita sobre a Associação Cultural e Recreativa Linha Santa Clara, lá da boa terra de Teutônia.

Mantém e preserva tradições já seculares, além de importantes trabalhos comunitários.

Tradições que já foram muito importantes em tempos idos, principalmente lá pras bandas da região do Tirol, aí incluídos o sul da Alemanha, leste da Áustria e Nordeste da Itália.

A palavra ¨schützen¨ pelo que sei significa ¨protetor¨, no original eram tipo uma milícia de cidadãos que em situações-limites estavam organizados para defender suas comunidades contra eventuais ameaças externas.

Vários clubes de atiradores se formaram em tempos idos por essas bandas do Taquari, hoje são entidades recreativas e de assistência social. Também muito respeitáveis.

Não sei quem foi, mas dou os méritos

Certos frases de efeito, ou ¨chavões¨ no popular, conseguem sintetizar em poucas palavras ideias marcantes, que em outras mentes talvez exigissem um livro inteiro.

Eu acho admirável essa capacidade e respeito quem detém esse talento.

Apenas como exemplos, porque tem muitas outras, mas é tipo assim: Gente Que Coopera Cresce, Porque Aprender é Pra Toda Vida, A Gente Aprende Quando Vivencia, Cuidando Cada Cantinho da Sua Casa, Tornando Sua Vida Mais Doce, e por aí a fora.

Anúncios desclassificados

Troco um estojinho de batom por um caminhão de descontos não autorizados na previdência, na base de um real por um bilhão. Aceito um potinho de rímel e sombra na troca, prá escurecer os olhos na maquiagem.

Viés cognitivo

Uma das primeiras coisas que se busca ¨desmanchar¨ na cabeça de qualquer novo agente de inteligência é o chamado viés cognitivo.

É uma estrutura de crenças introjetadas, modelos mentais de paradigmas e até pré-julgamentos encravados, que podem contaminar a sempre necessária objetividade na geração e análise de informações.

Não é fácil abandonar a zona de conforto mental já introjetada, dá a impressão de ficar pendurado no pincel e sem escada, mas é necessário para a função a ser exercida.

Saideira

Neto pro nôno:
– Que legal, vô, nessa idade tratando a vó sempre de ¨querida…meu bem…meu amor.¨
– Na real, o problema é que esqueci o nome dela há um tempo atrás e não lembro mais…

Acompanhe
nossas
redes sociais