Os organizadores da 17ª edição da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) estão promovendo uma pesquisa para definir a nova data do evento. A tradicional feira, realizada de forma bienal, teve a edição de 2024 cancelada devido à catástrofe climática que atingiu a região.
Segundo o presidente da comissão organizadora, Vilmar de Oliveira, todos os preparativos já estavam prontos quando a tragédia obrigou o cancelamento. “Estávamos prontos para inaugurar, mas a brutalidade da situação não permitia outra escolha. Não havia como fazer festa diante de tanto sofrimento ao redor”, afirmou.
O prefeito Jarbas da Rosa (PDT) destaca que 100% dos entrevistados na pesquisa consideraram prudente que a próxima edição ocorra em 2026, justamente no ano em que se completam 40 anos da realização da primeira Fenachim.
A presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), Amanda Zagonel, também defende a retomada da festa como forma de fortalecer a economia local. “A Fenachim movimenta todos os setores e atrai novos negócios. O comércio sai do estado de estagnação, torna-se mais atrativo e isso eleva a autoestima do cidadão”, destacou.

Presidente da Caciva, Amanda Kappel (foto: Zique Neitzke)