A erva-mate produzida em Venâncio Aires está ganhando espaço em mercados da Ásia e do Oriente Médio, segundo o prefeito Jarbas da Rosa (PDT). Nesses continentes, além do tradicional chimarrão, o produto é utilizado na produção de chá-mate. “Com a diversificação do uso, há potencial para um maior valor agregado no futuro. O preço da arroba da erva-mate subiu com essa diversificação e com a ampliação das exportações”, destaca o gestor.
Reconhecido como polo ervateiro, o município conta com cerca de 450 produtores e tem investido na continuidade da produção por meio de parcerias com o poder público. Entre os incentivos, o prefeito cita o uso de máquinas da prefeitura para mecanizar a colheita e o subsídio de 50% no valor das mudas.
Em 2024, Venâncio Aires se consolidou como o segundo maior exportador de erva-mate do Rio Grande do Sul em volume e o terceiro em valor no ranking nacional, conforme dados do Comex Stat — o sistema oficial de estatísticas do comércio exterior brasileiro. Ao todo, foram exportadas 4,6 mil toneladas do produto, somando US$ 8,8 milhões em vendas.