Diante do aumento no preço dos ovos e da escassez nos supermercados, consumidores nos Estados Unidos têm recorrido a alternativas inusitadas. É o caso da professora Yong-mi Kim, moradora de La Crescenta, na Califórnia, que decidiu alugar galinhas para produção própria. A iniciativa, que ganhou popularidade durante a pandemia, teve novo impulso com a recente crise causada por surtos de gripe aviária, que elevaram o preço da dúzia de ovos para mais de US$ 10 em algumas regiões.
Criado há mais de uma década na Pensilvânia pelo casal Jenn e Phil Tompkins, o projeto “Alugue a Galinha” já chegou a cerca de 40 cidades. Victoria Lee, que atende a região de Los Angeles, afirma que a procura neste ano foi até quatro vezes maior do que em 2023. O modelo de aluguel oferece uma solução temporária para quem busca ovos frescos sem o compromisso de criar galinhas em definitivo. Yong-mi considera o serviço ideal: “Conheço quem cria, mas dá trabalho. Acho que alugar uma galinha é um bom começo”.
E há quem diga que é o brasileiro o povo mais criativo do mundo. Nos negócios, os americanos seguem na vanguarda.