Foi instalada na manhã desta sexta-feira, 2, no teto da Capela Sistina, no Vaticano, a chaminé que indicará ao mundo a eleição do novo Papa. Dela sairá a tradicional fumaça branca, símbolo de que a Igreja Católica escolheu seu novo líder.
O conclave está marcado para iniciar no dia 7 de maio e reunirá 133 cardeais eleitores. Somente os religiosos com menos de 80 anos poderão participar da votação. Para que o novo papa seja escolhido, é necessário alcançar ao menos dois terços dos votos.
Durante o processo, os cardeais permanecerão isolados, sem acesso à internet, à imprensa ou a aparelhos eletrônicos, até que o anúncio oficial, o “Habemus Papam”, seja feito com a fumaça branca.
Desde o falecimento do papa Francisco, no último dia 21 de abril, aos 88 anos, os cardeais vêm se reunindo diariamente na sala Paulo VI, no Vaticano. Esses encontros, conhecidos como congregações gerais, são dedicados à discussão dos rumos da Igreja Católica.
Entre os temas debatidos nesta semana estiveram o papel da Igreja na promoção da paz e os esforços de evangelização. Na segunda-feira, os cardeais trataram das denúncias de abuso sexual envolvendo membros do clero.