Perguntar faz ampliar os conhecimentos

CRUZEIRO DO SUL

Perguntar faz ampliar os conhecimentos

Personagem “Por Que” animou a criançada e estimulou a curiosidade acerca dos temas ambientais

Perguntar faz ampliar os conhecimentos
O personagem “Por Que” animou a criançada na escola Jacob Senh. (Foto: Jéssica Mallmann)
Cruzeiro do Sul

Os 204 estudantes da pré-escola ao 5º ano da Emef Jacob Sehn receberam o personagem “Por Que” com muita alegria e entusiamo. A caravana do programa Educame – Educação Ambiental na Escola, do Grupo A Hora, esteve ontem na instituição de ensino, no bairro Glucostarck.

A peça teatral “Educa-me, por quê?” instigou os pequenos a ampliar seus conhecimentos fazendo perguntas. “Quanto mais perguntarem, mais vocês aprendem! Perguntar não incomoda. E se o professor perguntar, vocês estudam e respondem.”

E quando o assunto é meio ambiente, o “Por Que” destaca a importância da água para a vida. Também lembra da enchente. “Precisamos conhecer, cuidar e preservar.” E sobre as atitudes do dia a dia, como o descarte de resíduos sólidos, ele ensina: “Reduzir, reciclar, reutilizar.”

Quando o “Por Que” pegou o violão, os alunos logo o acompanharam batendo palmas do ritmo da música. “Porque sim não importa, porque sim não resposta, por quê?”

Recomeço

A Jacob Sehn foi severamente atingida pela enchente de maio de 2024. A força da água derrubou parte do prédio, onde haviam seis salas de aula. E muitos entulhos ficaram sobre o telhado e o pátio da escola depois que a água baixou, lembra a diretora Leonice Janete Bohnenberger. Trabalhar as questões ambientais é uma das premissas deste ano, porque a instituição e a comunidade vivem um período de reconstrução, no sentido amplo da palavra, já que vidas foram perdidas, entre elas, de alunos e familiares, além dos resgates traumáticos e prejuízos materiais. Símbolo desta reconstrução é uma árvore que fica na área central do pátio. “Quando a Jacob Sehn fez 30 anos, em 2017, plantamos uma muda de flamboyant”, conta a diretora. Com a enchente, a planta ficou coberta de entulhos e com os galhos secos. Mas logo começou a se recuperar e na volta às aulas, depois de 87 dias da tragédia, ela floresceu pela primeira vez.

Oficina do Educame forma 34 repórteres mirins ambientais. (Foto: Luciane Eschberger Ferreira)

Repórter mirim

A programação de ontem contou com a oficina “Repórter Ambiental Mirim”. As duas turmas do 5º ano conheceram o símbolo do jornalismo, representado pela raposa. Os 34 alunos ajudaram a identificar temas que são notícia na escola e na comunidade. Aprenderam quais informações são necessárias para compor um texto jornalístico, com base nas respostas às seis perguntas: o que, quem, quando, como, onde e por que. A caravana Educame na Jacob Sehn foi o exemplo utilizado para elaboração da notícia. No final, receberam o certificado de “Repórter Ambiental Mirim.”

Concurso

Os estudantes foram convidados a participar do concurso cultural Educame. Para os alunos do 5º, 6º e 7º anos, o desafio é a elaboração de um cartaz, com o tema central “Água”. O subtema é Água, essência da vida e do futuro.

Para os estudantes do 8º e 9º, a proposta é a construção de maquete, baseada nos “caminhos das águas”. Na categoria 1º ao 4º, os alunos concorrem com desenho, com o tema Meu planeta, meu lar. E o Ensino Médio é desafiado a retratar sobre Água: uso consciente para um mundo sustentável. O regulamento completo está no site grupoahora.net.br aba Educame. A premiação totaliza R$ 25 mil.

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