Educação, um mundo filosófico à deriva

Opinião

Aline Ferreira

Aline Ferreira

Educação, um mundo filosófico à deriva

A escola surgiu com uma função social que ao longo da história foi sendo ressignificado em busca de aprimoramento, mas nunca deixou de ser visto como um agente de transformação no mundo.

O encargo da Educação vai muito além da transmissão de conhecimentos, e a grande diferença sempre está na forma como estes conhecimentos são explorados. A metodologia utilizada é determinante para definir o quão rasa ou profunda será a apresentação, absorção e acomodação destes conhecimentos. Mas principalmente se serão ferramentas úteis ao desenvolvimento do aluno ou conteúdo em decesso, obsoleto…

A Educação vive uma dicotomia em alguns contextos quando vemos avanços em indicadores pautados pelas governanças, ao passo que acompanhar a rotina escolar evidencia um sistema cada vez mais frágil, vulnerável e aparentemente desprecavido às necessidades do desenvolvimento humano ou humanizado. Além disso a escola não está conseguindo construir um ambiente favorável à construção de um ambiente favorável ao desenvolvimento de habilidades importantes para ao mercado de trabalho.

Quero refletir aqui sobre a importância de devolvermos à escola seu próprio tempo. Quando falo em escola, preconizo olhar para nosso professores e alunos. Seguindo com a bandeira de ‘dar voz a estes personagens’ hasteada. Há de ser tempo para o divagar dos fatos, para o filosofar da vida que segue dentro e fora do contexto escolar.

Filósofos como Platão e Aristóteles, já discutiam a educação como um elemento de formação do caráter. Bem mais do que aprender sobre fatos ou avançar em ciclos considerados como progresso no ensino, é necessário que os métodos sejam favoráveis.

No discurso a Educação traz diretrizes pensadas a partir das necessidades atuais, e isso é fundamental para evoluirmos.

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