Está em andamento a obra de construção de um muro de gabião, localizado na Avenida Independência, acesso à estrada geral que liga Relvado ao município de Putinga. As obras iniciaram no mês de abril, compreendendo dois trechos, sendo um com 150 metros de comprimento por quatro de altura e outro com 50 metros por três de altura. O local sofreu com a cheia de 2024, tendo a pista levada pela água do Arroio Jacaré.
O investimento na obra é viabilizado com recursos da Defesa Civil Nacional, totalizando aproximadamente R$ 2 milhões. Muros de gabião são estruturas formadas por caixas metálicas preenchidas com pedras, que servem para conter e estabilizar solos ou cursos d’água. Conforme o secretário de Obras, Onei Giacomolli, o acesso é de grande importância para Relvado.
“Depois das cheias, tivemos que fazer um preenchimento dessa via para poder liberar o trânsito, e agora, graças aos recursos, estamos recuperando esse trecho, permitindo a reconstrução dessa obra. São 18 quilômetros até Putinga, seis deles de asfalto, mas é um trajeto que também foi danificado pela água. Após finalizar o muro aqui, faremos a recuperação da via também”, informa o secretário.
Nenhuma data foi estipulada para o término dos trabalhos na estrada de acesso, mas Giacomolli acredita que em maio essa primeira etapa do muro de gabião será concluída. “Esse é um trecho muito utilizado pela nossa população e também pelo pessoal de Putinga. Muitos agricultores a utilizam todo dia, é muito importante para o escoamento da nossa produção”, acrescenta.
Ponte entre Relvado e Encantado
Danificada pelas cheias, a ponte entre os municípios se encontra bloqueada desde maio de 2024. A secretaria de Obras fez a construção de uma estiva (ponte molhada) para reconectar os municípios e é atualmente o principal acesso a Relvado. Ano passado, o Estado decretou que irá construir uma nova ponte de duas vias entre os municípios. A estrutura antiga será implodida pelo Daer.
“Estivemos em reunião com o secretário Costela no início de abril, ele nos informou que até o fim de maio é para iniciar a obra da nova ponte. Alguns técnicos já visitaram Relvado para analisar o local onde ela será construída. Essa é a nossa principal ligação com os outros municípios, e enquanto essa situação se desenrola, seguimos utilizando a estiva”, reforça o secretário.