Dália Alimentos planeja início das obras ainda em 2025

Museu do Suíno

Dália Alimentos planeja início das obras ainda em 2025

Espaço será o único acervo dedicado à suinocultura no continente e o segundo maior do mundo

Dália Alimentos planeja início das obras ainda em 2025
As peças do museu, que antes ficavam em Cachoeira do Sul, já estão em Encantado. O local deve ser inaugurado em dois anos. Crédito: Divulgação
Encantado

A Dália Alimentos, em parceria com o governo municipal de Encantado, pretende iniciar ainda em 2025 a construção do Museu do Suíno, que será instalado no Parque João Batista Marchesi.

O espaço abrigará o acervo do antigo Museu Brasileiro da Suinocultura, composto por mais de 30 mil peças que já estão sob a guarda da cooperativa. Hoje, os itens estão armazenados em uma sala na sede da empresa, onde recebem monitoramento constante para evitar danos ou deteriorações.

A coleção inclui publicações, equipamentos, objetos históricos e animais empalhados que documentam a evolução da suinocultura ao longo do tempo. Será o único museu do gênero nas Américas e o segundo maior do mundo em número de itens catalogados, atrás apenas do espaço localizado na Alemanha, conforme destaca o presidente da Amturvales, Rafael Fontana.

Os suínos fazem parte da história de Encantado. A cidade foi a maior produtora de banha do Brasil até a década de 1940, quando passou a ser conhecida como “Capital do Ouro Branco”. A partir de 1950, a carne do animal ganhou mais espaço.

Todo o acervo pertence ao extinto Museu do Suíno de Cachoeira do Sul, doado pela responsável do acervo Sandra Pfüller e o médico veterinário e idealizador do museu, Hiran Kunert. A transferência do material foi realizada no segundo semestre de 2022, por meio de um processo criterioso que garantiu a preservação das peças.

Suinofest acontece em junho e projeta público recorde

A 30ª edição da Suinofest será realizada nos dias 6, 7, 8, 13, 14 e 15 de junho, em Encantado. O evento celebra a imigração italiana e o desenvolvimento do município, reunindo gastronomia, cultura e diversão em um ambiente acolhedor e festivo.

Um dos atrativos da Suinofest é a possibilidade de as empresas levarem seus colaboradores para momentos de confraternização. “É uma oportunidade de reunir os funcionários para quatro horas de alimentação liberada e integração em um ambiente diferenciado”, destacam os organizadores.

A expectativa para este ano é superar os 40 mil visitantes registrados na edição de 2023. Com o objetivo de fortalecer o evento em nível estadual e até nacional, 160 agências estão comercializando pacotes turísticos. “No ano passado, tivemos 2,3 mil ingressos vendidos por agências para o salão gastronômico. Este ano, até a sexta-feira, 25, já tínhamos 2 mil ingressos comercializados. A expectativa é chegar entre 4 a 5 mil pacotes vendidos apenas para o salão”, ressalta Fontana.

Conforme a presidente da Acie, Raquel Cadore, além da gastronomia, os pacotes turísticos incluem visitas ao Cristo Protetor e a outros pontos turísticos da região, o que torna a Suinofest ainda mais atrativa e estruturada. Os valores para os pacotes, comercializados por agências podem chegar a R$ 350, enquanto somente para o salão gastronômico, chegam a R$ 224.

Acompanhe
nossas
redes sociais