O projeto sobre a concessão da Lagoa da Garibaldi à iniciativa privada voltará ao Legislativo de Encantado. Antes da sessão de segunda-feira, 28, o prefeito Jonas Calvi (PSDB) e a secretária de Turismo, Karina Mezomo, conversaram com os vereadores. O bate-papo buscou alinhar as ideias a respeito do assunto (foto).
Na legislatura anterior, a matéria chegou a ser analisada, mas sem avanços. Como não foi votado, o texto precisou ser arquivado após o encerramento do mandato. Aliás, não é de hoje que, além da lagoa, o governo tem planos de viabilizar a privatização do Parque João Batista Marchese e do Parque Multiesportivo (Caminhódromo).
Impasse no rotativo
O comentário é quase unânime de quem nos visita diariamente na unidade do Grupo A Hora, no centro de Encantado: “Difícil encontrar lugar para estacionar!” De olho na retomada do rotativo, o governo local já realizou duas reuniões com a Zona Azul, empresa responsável pela administração e cobrança do serviço que está suspenso desde a enchente de maio do ano passado. Porém, há um impasse jurídico nas negociações. A empresa sugeriu alterações no contrato. O governo busca um “meio-termo” a fim de ficar adequado à atual legislação municipal.
O silêncio de Moresco
O PT de Encantado tem novo presidente. O jovem historiador Marcos César Cadore lidera a diretoria executiva. Candidato a prefeito nas últimas eleições, Luciano Moresco não integra o grupo. E esse fato, lógico, chama a atenção e movimenta os bastidores.
Há quem veja caminho livre para o advogado buscar novos espaços e voltar a concorrer a prefeito em 2028. Isso se confirmando, cairia por terra a desculpa de eleitores que não votaram em Moresco por ser do PT?
Quando questionado sobre esses assuntos, o morador do Jacarezinho prefere o silêncio. E nesse caso, o silêncio de Moresco, já diz muito.
O Cristo e as eleições de 2026!
Encantado recebe de 11 a 14 de junho a terceira edição do Seminário Nacional de Cidades Inteligentes. O evento é organizado pela União de Vereadores do Brasil (UVB), liderada pelo encantadense Gilson Conzatti. Conhecidos nomes da política brasileira são especulados para estarem entre os painelistas convidados.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), o prefeito de Chapecó-SC, João Rodrigues (PSD), e o prefeito de Sorocaba-SP, Rodrigo Manga (Republicanos) participaram da recente Marcha de Gestores e Legislativos Municipais a Brasília e se mostraram empolgados com a possibilidade de conhecer o Cristo Protetor e a farta gastronomia da Suinofest. Como os três miram as eleições de 2026 de olho nos cargos de governador e presidente, vale uma chegadinha mais perto do Protetor!
Gonzatti segue no Consepro
O empresário Robison Gonzatti foi reconduzido à presidência do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Encantado por mais um mandato. Os dois vices são Rudimar Conzatti e Alessandro Bratti. Rafaela Donida, Felipe Giaretta, Ricardo Bouvie e Daiana Dacroce completam a diretoria executiva.
Além do apoio às forças de segurança da cidade, a entidade tem trabalhado na manutenção, qualificação e ampliação do sistema de videomonitoramento. Além do Consepro, Robison lidera a Associação Amigos de Cristo e sabe que o aumento considerável do fluxo de turistas atraídos pelo monumento exige cada vez mais atenção com a segurança.
Eu pergunto:
Quando será anunciado o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Encantado?
Perto de completar dois meses da aprovação da reestruturação administrativa na Câmara, o governo de Encantado ainda procura
BASTIDORES
- A semana marca um ano da maior tragédia climática do Vale do Taquari. E o feriado da quinta-feira, 1º de maio, merecerá uma cobertura especial da Rádio A Hora 102,9. Vamos voltar a locais impactados pelas inundações e deslizamentos em Encantado, Roca Sales e Muçum. Vale conferir, a partir das 8h.
- “Não quero mais ver alguém sentar na minha frente e pedir para eu ‘dar um canetaço’”. O desabafo foi do prefeito Jonas Calvi (PSDB), quase no final da primeira audiência pública sobre o plano diretor de Encantado.
- A secretária de Desenvolvimento Social de Encantado, Jaqueline Taborda (PSDB), participará da sessão da Câmara na próxima segunda-feira, 5. Os vereadores querem esclarecimentos sobre os projetos do governo para o bairro Navegantes, devastado pelas históricas enchentes.
- “E se chovesse hoje o que choveu em maio de 2024, quantos barcos teríamos para salvar as pessoas”, foi a pergunta do vereador de Encantado, Diego Pretto (PP), na tribuna desta semana. Outra preocupação do progressista refere-se à necessidade de preservar documentos, dados e fotografias das tragédias.
- Presidente da Câmara de Encantado, Joanete Cardoso (PSDB) aproveitou a recente viagem a Brasília para articular recursos para o projeto de revitalização das calçadas.
- Ainda repercute a surpreendente performance do maestro Guilhermo Santiago com sua Orquestra de Garrafas na 3ª Jornada da Espiritualidade. A maioria da plateia que estava no Auditório Sicredi jamais imaginou que um dia teria a capacidade de executar a Nona Sinfonia de Beethoven com pedaços de garrafas pet. E o músico gaúcho nos mostrou que nada é impossível!