A Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacob Sehn, no bairro Glucostarck, recebe a caravana do programa Educame – Educação Ambiental na Escola. A ação ocorre na manhã de hoje e envolverá 204 alunos da pré-escola ao 5º ano – no total, a instituição atende 352 alunos. A trupe apresentará a peça teatral “Educa-me, por quê?” O teatro mostrará de forma lúdica como ocorrem as enchentes e porque é necessário cuidar do meio ambiente. O personagem “Por Que” vai interagir com as crianças.
Conforme a diretora Lenice Janete Bohnenberger, a escola foi severamente afetada na enxurrada de 2024. “Nossa escola tem 37 anos e nunca havia sido atingida por enchentes. Em setembro de 2023, a água chegou a 1m, em novembro, apenas sujou as salas”, lembra Cleonice. No entanto, em maio de 2024, a Jacob Sehn ficou submersa, seis salas foram destruídas e todos os móveis e equipamentos, perdidos. A volta às aulas no ambiente escolar ocorreu 87 dias depois, graças ao auxílio de uma empresa de Panambi, que adotou a instituição. “Aqui, temos tudo novo, tudo doado.” Além do prejuízo material, a enchente de 2024 deixou marcas emocionais, com a perda de estudantes e de familiares. “Ainda temos alunos que moram em abrigos.”
Diante deste contexto, a escola mobiliza-se para participar de ações que envolvam o meio ambiente e a preservação. Um exemplo foi a participação na mostra itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”. Com o apoio do Instituto Aegea e da Corsan, a ação esteve em Cruzeiro do Sul na semana passada. Hoje, o programa Educame abordará a educação ambiental por meio de teatro e música.

Na escola Barra da Forqueta, em Arroio do Meio, alunos e professores celebraram o título de escola “Embaixada do Meio Ambiente” . (Foto: Luciane Eschberger Ferreira)
A programação ainda prevê a oficina “Repórter Ambiental Mirim. As duas turmas do 5º ano vão receber informações básicas para identificar o que é notícia na escola, no bairro e na comunidade. Também vão aprender a elaborar um texto.
Educame – Educação Ambiental na Escola
O programa Educame foi lançado em 2024 com a publicação do livro e da cartilha, elaborados para professores e estudantes, respectivamente.
Este ano, passou a abranger concurso cultural estudantil, suplemento impresso mensal, monitoramento da qualidade da água de rios e arroios da região e as caravanas nas escolas. A ação leva teatro, oficinas temáticas, entre outras atividades às instituições de ensino.
O roteiro da Caravana Educame começou pela Emef Alfredo Lopes da Silva, em Lajeado. Depois, partiu para a escola Pedro Jorge Schmidt, em Estrela,e rumou à Emef Barra da Forqueta, em Arroio do Meio. Hoje estará na Jacon Sehn, em Cruzeiro do Sul.