Incentivar a leitura e a reflexão crítica é o principal objetivo do Programa Leia, apresentado nessa terça-feira, 29, a diretores de escolas particulares da região, na sede do jornal A Hora. Esse foi o primeiro encontro estratégico. Na próxima semana, a equipe apresenta o programa a diretores das redes estadual e municipal, reforçando a importância da iniciativa, que será oficialmente lançada ainda em maio.
LEIA é a sigla para Ler, Entender, Interpretar e Aprender, e traduz o propósito do movimento: despertar o interesse pela leitura de forma engajadora e contínua. Mais do que retomar o hábito de ler, o programa busca resgatar o prazer da leitura no papel, um hábito que fortalece a memória, amplia o vocabulário e melhora o desempenho escolar.
Engajar escolas
Nesta primeira apresentação, o objetivo foi engajar os diretores para que se tornem aliados do movimento, incentivando professores e alunos a mergulharem no universo da leitura. “Como grupo de comunicação, temos o compromisso social de instigar a leitura e o pensamento crítico”, destaca o diretor Adair Weiss, que revela: o programa está sendo pensado há mais de um ano.
O diretor do Colégio Cenecista João Batista de Mello, (Mellinho), Vanderlei Kraemer, reforça a relevância da proposta. “O público infantil geralmente não é contemplado pelos jornais. O programa vem para mudar essa lógica”, afirma.
O Vale da Leitura
Mais do que incentivar a leitura, o Programa Leia nasce com o propósito de se tornar uma referência nacional. Para isso, foi estruturado em etapas. Um de seus pilares é colocar o estudante no centro do processo. Entre as ações está o lançamento do caderno LEIA-ME, uma publicação especial destinada ao público infantil, que será distribuída duas vezes por semana dentro do jornal A Hora.
Colorido, interativo e recheado de histórias, o “LEIA-ME” chega com a missão de tornar a leitura divertida e acessível para os alunos das escolas da região. “O projeto LEIA quer estimular a leitura de forma leve e criativa, aproximando os jovens do jornal e da informação com propósito”, explica o coordenador estratégico Gilberto Soares. A ideia é que, no futuro, a região também seja reconhecida como O Vale da Leitura.
Caderno LEIA-ME e a Capivara Leitora
Com edições duas vezes por semana, o caderno LEIA-ME será entregue nas escolas e nas casas como um incentivo à leitura analógica. Textos em forma de diário, desafios de raciocínio lógico e narrativas envolventes farão parte da publicação.
A mascote do projeto será Nara, a Capivara Leitora, personagem criada para encantar os pequenos e conduzi-los de forma lúdica ao universo dos livros. Com carisma e curiosidade, ela será a porta de entrada para a imaginação e o conhecimento.
Entenda o Programa Leia
O LEIA é um movimento multiplataforma do grupo A Hora com o objetivo de estimular o hábito da leitura no papel, envolvendo escolas, professores, alunos, famílias e comunidades da região do Vale do Taquari. O LEIA é um projeto guarda-chuva, com diversas frentes integradas que reforçam o valor do jornal, do livro impresso e da leitura como ferramenta de saúde mental, inclusão e desenvolvimento.
Atrativos do Caderno LEIA-ME
Diagramação diferenciada, colorida e lúdica. Textos divertidos que instigam curiosidade. Interatividade com o leitor, com a Selfie dos estudantes Desafios de Lógica. Entrevistas mantendo o tom de voz lúdico, direto ao público infanto-juvenil