Primeiras cargas de cascalho são retiradas do Arroio Sampaio

MATO LEITÃO

Primeiras cargas de cascalho são retiradas do Arroio Sampaio

Iniciativa faz parte do programa Desassorear RS e visa amenizar impactos das enchentes com investimentos de até R$ 741 mil

Primeiras cargas de cascalho são retiradas do Arroio Sampaio
Crédito da imagem: divulgação
Mato Leitão

A manhã desta segunda-feira, 28, marcou o início efetivo da limpeza do Arroio Sampaio, em Mato Leitão. As primeiras cargas de cascalho começaram a ser retiradas do leito do arroio, em uma ação que integra o programa Desassorear RS, promovido pelo Governo do Estado. A iniciativa tem como foco a recuperação de cursos d’água e sistemas pluviais nos municípios atingidos por enchentes nos últimos anos.

Mato Leitão será contemplado com até R$ 741 mil em serviços, realizados por empresa contratada pelo Estado. O material retirado, uma estimativa de cerca de 11 mil metros cúbicos de cascalho, está sendo transportado para uma área previamente definida pela Prefeitura, onde será reaproveitado na manutenção e conservação das estradas do interior.

A primeira etapa da operação ocorre em um trecho localizado na propriedade da família Kerber. Outro ponto a ser beneficiado pode ser nas imediações da ponte da Assoessa, na divisa com Santa Clara do Sul. Além de promover a limpeza e a desobstrução do curso d’água, a ação também oferece uma solução prática e sustentável para o destino do cascalho, transformando-o em insumo para a malha viária rural.

O programa Desassorear RS é voltado especialmente para municípios que decretaram situação de emergência ou calamidade pública em função dos eventos climáticos extremos. A expectativa é que, além de prevenir novos alagamentos, a recuperação dos arroios proporcione melhorias duradouras para a infraestrutura urbana e rural.

Acompanhe
nossas
redes sociais