A OAB manifestou-se contrária à instalação do pórtico free flow entre Lajeado e Arroio do Meio. Previsto no projeto de concessão das rodovias do Bloco 2, apresentado pelo governo estadual, o sistema tem como objetivo promover melhorias na infraestrutura da ERS-130. No entanto, o valor previsto para a tarifa é considerado excessivo pelas autoridades.
Segundo o presidente Ronaldo Eckhardt, a implantação do sistema em área urbana tende a prejudicar o desenvolvimento dos municípios, especialmente o de Arroio do Meio. “Não somos contra o pedágio, mas há consenso, inclusive entre quem é favorável à concessão, de que o local escolhido para o pórtico é inadequado”, afirma.
Integrante do Fórum das Entidades, que reúne diversos setores da sociedade, a OAB pretende reavaliar os pontos do projeto e contribuir com um estudo que indique alternativas mais viáveis. De acordo com Eckhardt, os resultados devem ser apresentados em reunião na quinta-feira, dia 8.
“Há espaço para as categorias também apresentem seus estudos, com embasamento técnico e responsabilidade. É fácil criticar sem propor soluções. Queremos mostrar que é possível fazer diferente, com menos impacto para a população”, conclui.