Há 20 anos: “O Vale faz. O Vale mostra”

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos: “O Vale faz. O Vale mostra”

Esse era o slogan da Construmóbil 2005, Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração. O coquetel de lançamento ocorria no Parque do Imigrante, que também sediaria a feira entre os dias 11 e 16 de outubro. O presidente da comissão organizadora daquele ano era o arquiteto Giancarlo Bervian.

Essa era a segunda edição da feira, realizada pela primeira vez em 2003. A primeira edição atingiu um índice de satisfação de 97% dos expositores, quando mais de R$ 10 milhões foram movimentados em negócios. A última edição da Construmóbil ocorreu em 2024, em conjunto com a Expovale, pela segunda vez.

Lajeado recebia gás veicular

O Posto do Arco inaugurava o primeiro ponto de Gás Natural Veicular (GNV) do Vale do Taquari. No primeiro dia de oferta, foram abastecidos 71 automóveis. O ingresso de GNV na região era fruto de uma parceria entre o Grupo Charrua, a Companhia de Gás do Estado e a transportadora de gás natural Neogás do Brasil. Lajeado era o 24º posto do Estado a receber GNV, os mais próximos ficavam em Garibaldi e Canoas.

Há 50 anos…
Restaurante turístico no Parque do Imigrante

Há 50 anos, duas obras importantes estavam em curso em Lajeado. Uma delas era o chamado Restaurante Turístico situado no Parque do Imigrante, que seria uma das principais atrações da cidade. Hoje, o local abriga o Panorâmico, empreendimento gastronômico.

Outra obra era a ponte de concreto sobre o Canal do Engenho, que daria acesso ao bairro Hidráulica. Naquele tempo, o Arroio do Engenho não era tapado pelo famoso “Valão”, a rua Décio Martins Costa. A ponte facilitaria a comunicação entre o Hidráulica e o Centro e seria instalada no fim da rua Alberto Torres.

Hoje é

  • Dia Internacional da Dança

Santo do dia: Santa Catarina de Sena

Acompanhe
nossas
redes sociais