O edital para a construção do centro regional de Defesa Civil de Lajeado será aberto em maio. A informação foi confirmada pelo chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Luciano Boeira, em entrevista ao programa Frente e Verso, nesta terça-feira, 29.
Segundo Boeira, o Centro será construído em terreno público, às margens da ERS-130. O processo está em fase final de elaboração do anteprojeto de engenharia. “Nosso objetivo é concluir essa etapa nos primeiros dias de maio, para cumprir os prazos legais e garantir que a licitação ocorra ainda no primeiro semestre deste ano”, explicou.
O coordenador também destacou os avanços obtidos nos últimos meses, principalmente em comparação com o ano anterior. “Estamos focados em projetos que vão elevar o Rio Grande do Sul a um novo patamar”, afirmou.
Entre as melhorias, estão a instalação de novos equipamentos de monitoramento e o reforço da equipe técnica. “Tivemos em agosto do último ano, a aprovação do acréscimo de 102 cargos. Esses profissionais começaram a ser incorporados a partir de 1º de janeiro. Até 31 de dezembro do ano passado, conseguíamos manter dois militares por região. Hoje já são sete, o que amplia significativamente nossa capacidade de resposta”, explicou.
Na última semana, 45 técnicos de diversas áreas foram integrados à equipe, com o objetivo de atuar em situações de desastre. “Até o final de maio, teremos cerca de 200 militares disponíveis. É um grande salto para a Defesa Civil do Estado”, completou Boeira. junte estes dois paragrafos de maneira fluida e nao muto extensa
- Saiba mais em: o que mudou no sistema de proteção do Vale