Certel amplia seus investimentos em Lajeado

Opinião

Vini Bilhar

Vini Bilhar

Repórter de economia

Certel amplia seus investimentos em Lajeado

A Certel lançou na semana passada, o projeto de sua nova sede em Lajeado, no bairro Montanha. A inauguração está prevista para 2026, em comemoração aos 70 anos da cooperativa.

O anúncio ocorreu durante evento para conselheiros, gestores e autoridades, quando também foram apresentados novos negócios. A necessidade de uma estrutura em Lajeado ficou ainda mais evidente após a atuação da Certel nas enchentes que atingiram o estado e especialmente a região, em 2024, reforçando a importância de uma base regional para atendimento ainda mais ágil.

A nova sede reforça a tradição da cooperativa em promover o desenvolvimento das comunidades em que atua, e também demonstra uma evidente conexão com as demandas que surgem junto aos seus mais de 77 mil associados.

Foto: reprodução

Dívida em 99% do PIB até 2029

O economista Vandyck Silveira alertou, em entrevista à BM&C News, para o grave cenário fiscal brasileiro. Segundo ele, projeções do FMI indicam que a dívida pública pode atingir 99% do PIB até 2029 se medidas de ajuste não forem tomadas. Silveira explicou que, embora existam diferenças metodológicas entre o FMI e o Banco Central, a trajetória de deterioração é evidente.

Ele criticou o atual déficit fiscal, que caminha para 9% do PIB, superando índices de países como Estados Unidos e França. Entre as saídas apontadas estão cortes de gastos para obtenção de superávits de 2% a 2,5% do PIB ao longo de dez anos, aceleração da inflação ou, no extremo, uma moratória.

Autonomia e praticidade dos mercados autônomos

O casal Alexandra Meneghini Kunrath e Rafael Kunrath inaugurou, na sexta-feira 26, o primeiro mercado autônomo da franquia InHouse em Lajeado. A unidade foi instalada no condomínio Terracota, no bairro Olarias, que possui 250 apartamentos.

O minimercado, em formato container de 6×2,40 metros com isolamento térmico e monitoramento por câmeras, oferece mais de 200 itens, funcionando todos os dias, 24 horas. O acesso é feito por aplicativo, que libera a entrada e o consumo, garantindo comodidade e segurança aos moradores. Os espaços com bebidas alcoólicas apenas são abertos com liberação para maiores de 18 anos, mediante cadastro.

A escolha pela franquia se deu pela possibilidade de priorizar fornecedores regionais. Animados com o sucesso da inauguração, o casal já negocia a abertura de novas unidades em outros condomínios da cidade.

RÁPIDAS

  • Trabalho – A Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul registrou alta nas ações sobre acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Em 2024, foram 5.381 processos de doenças, crescimento de 35% em relação a 2023, e 5.642 ações de acidentes, alta de 14%. Esses dados são os maiores dos últimos cinco anos.
  • Inflação – O Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, aponta nova queda na expectativa de inflação para 2025. A previsão do IPCA é de 5,55% para 2025 e de 4,51% para 2026. Estimativas para PIB, Selic e dólar foram mantidas.

Frase do dia

Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS

“Pesquisa mostra que cerca de 30,0% dos consumidores voltam no ano seguinte para comprar de novo na mesma loja. Então precisamos entender que propiciar uma boa experiência de consumo para nossos clientes pode estar sendo a formação de uma relação de consumo longeva. A grande maioria dos consumidores compra o presente do Dia das Mães na semana da data.”

Acompanhe
nossas
redes sociais