Casal de pastores é apresentado para a Comunidade Evangélica de Lajeado

Confissão Luterana

Casal de pastores é apresentado para a Comunidade Evangélica de Lajeado

A cerimônia de instalação da pastora Alessandra e pastor Mauro ocorreu nesse domingo, 27, na Igreja de Cristo

Casal de pastores é apresentado para a Comunidade Evangélica de Lajeado
Foto: divulgação
Lajeado

O Culto de Instalação da pastora Alessandra Bourscheidt Alves e do pastor Mauro Campagnoni Alves da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Lajeado, na Igreja de Cristo, no centro, ocorreu na noite desse domingo, 27. A Instalação é a apresentação dos pastores para os membros da Comunidade e contou com a participação do pastor Sinodal Luis Henrique Sievers, além de pastores do Vale do Taquari.

O Presidente da Ieclb em Lajeado, Wilson Henn, salienta que Deus concede dons para o exercício do ministério e os capacita diariamente. A Comunidade Evangélica de Lajeado conta com aproximadamente 3.200 pessoas, quase 1.500 famílias, além de duas escolas da Rede Sinodal de Educação, com 2.200 alunos. “Os pastores se candidataram e foram acolhidos para pastorear uma comunidade com grande diversidade de pensamentos, muitos grupos constituídos, desafios para manutenção de propostas existentes, mas também para procurar alterações, novas atividades e como proposto no plano de metas missionárias, o fortalecimento da vitalidade da comunidade”.

Para os pastores Alessandra e Mauro, a expectativa é poder contribuir com o crescimento da Comunidade, fomentando a fé no trino Deus e a comunhão entre as pessoas. “É uma alegria muito grande poder compartilhar do ministério, poder atuar juntos em uma comunidade. Pois temos dons diferentes e um complementa o outro”, dizem.

O casal deseja dentro da Comunidade Evangélica de Lajeado fortalecer o trabalho já existente de forma conjunta com o colega pastor Henrique Arnold e as lideranças, assim como despertar dons para o crescimento da comunidade, pontos de pregações, grupos, Colégio Sinodal Gustavo Adolfo (GA) e Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat). “Para nós, a instalação de hoje representa um novo tempo, que vem carregado de novos desafios. Confiamos este tempo, nossas vidas, família e ministério aos cuidados de Deus”, destacam.

Presença do Sínodo

O pastor Sinodal Luis Henrique Sievers, antigo pastor da Ieclb em Lajeado, conta que o Culto de Instalação é um ato oficial da igreja que instala novos ministros e ministras, oficializando o início dos trabalhos. “O ato conta com a autorização da secretaria geral da Ieclb, mas inicialmente a contratação acontece entre a paróquia, primeiro com um aceite da parte do ministro e da ministra, depois um aceite da própria paróquia ou comunidade e então o sínodo entra com o rito de instalação”. Segundo o pastor, ambos já viviam na região e se percebe que gostam de trabalhar em conjunto e que se complementam nos seus dons também. “passaram por vários lugares, estágios em lugares diferentes, mas ao mesmo tempo, após a ordenação, acabaram trabalhando juntos”.

Sievers faz parte do Grupo de Trabalho das Vocações na Ieclb e afirma que se necessita novos ministros, interessados em estudar teologia, havendo diversos auxílios de bolsas para aqueles que tenham dificuldade financeira para seguir os estudos, a fim de promover e despertar mais jovens da região a seguirem na carreira de ministros.

Os Ministros

O pastor Mauro Campagnoni Alves é casado com a pastora Alessandra Bourscheidt Alves e juntos tem dois filhos, o Natan e o Pedro. Fruto da missão luterana, foi acolhido no grupo de Juventude Evangélica na adolescência e desde lá, sempre esteve envolvido na a vida comunitária, colocando seus dons a serviço do Senhor. Mauro realizou os estudos em teologia nas Faculdades EST, entre os anos 2003-2008. Durante a formação acadêmica, realizou o estágio em capelania hospitalar, no Hospital Moinhos de Vento. Fez o Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM) na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Santa Cruz (2017) e exerceu o pastorado na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Martin Luther de Cruzeiro do Sul de 2017 e 2025.

A pastora Alessandra Bourscheidt Alves é natural de Mondaí, Santa Catarina. Veio para o Rio Grande do Sul em 2002, quando iniciou os estudos na Faculdades EST onde conheceu o esposo, pastor Mauro. Depois de formada, ao longo de quatro anos, exerceu o ministério pastoral sem ordenação em Campo Bom, Rio Grande do Sul. Realizou as provas da Ieclb e foi designada ao período prático na Comunidade Trindade de Ivoti. “Meu primeiro campo de atuação pastoral, com ordenação, foi na Paróquia Martin Luther de Cruzeiro do Sul. Ali exerci o ministério por nove anos, sete foram compartilhados com o esposo pastor Mauro”.

Acompanhe
nossas
redes sociais