Ocorre na próxima quarta-feira, 30, em Teutônia, o seminário “Oportunidade de Diversificação Rural”, iniciativa que busca apresentar aos produtores locais novas possibilidades de produção com potencial de mercado já consolidado. O evento será realizado no auditório da Sicredi Ouro Branco.
Proposta é desenvolvida pela Emater/RS-Ascar, em parceria com Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), governo de Teutônia, Sicredi e Languiru, e visa sensibilizar os produtores sobre a importância de diversificar as atividades no campo, especialmente em um cenário de vulnerabilidades como o enfrentado por propriedades atingidas por enchentes como a de 2024.
“O seminário foi pensado para trazer ao público alternativas de produção que já estão dando certo em outros municípios e que contam com mercado constituído, ou seja, com facilidade de venda e demanda por novos produtores”, explica o extensionista rural da Emater em Teutônia, Michael da Silva Serpa.
Com uma base produtiva historicamente centrada na suinocultura, avicultura e produção de leite, Teutônia vê na diversificação uma estratégia para reduzir riscos. “Todos os setores podem passar por crises em algum momento. Algumas propriedades da região precisam se reinventar e buscar alternativas para restabelecer seus sistemas produtivos”, completa Michael.
Ao longo do seminário, os participantes poderão acompanhar quatro palestras, com os seguintes temas: citricultura orgânica, produção de figo, comercialização e mercados institucionais, e programas municipais de incentivo a diversificação rural.
Após o seminário, a organização pretende agendar visitas técnicas a propriedades e localidades que já desenvolvem essas atividades, com o objetivo de fomentar, individualmente, os produtores que demonstrarem interesse em adotar novas frentes produtivas.