Jornada da Espiritualidade reúne 300 pessoas em Encantado

CONEXÃO INTERIOR

Jornada da Espiritualidade reúne 300 pessoas em Encantado

Evento propôs meditações, vivências e reflexões sobre saúde emocional e a importância da fé

Jornada da Espiritualidade reúne 300 pessoas em Encantado
Evento iniciou aos pés do Cristo Protetor. (Crédito da imagem: Jéssica Mallmann)
Encantado

A terceira edição da Jornada da Espiritualidade ocorreu neste domingo, 27, em Encantado. O evento promovido pela Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) teve como tema “Do Vale das Águas ao Vale da Alma” e propôs reflexões, desenvolvimento e conexão com a essência do ser humano. A programação recebeu 300 pessoas.

As primeiras atividades iniciaram às 6h45min, aos pés do monumento do Cristo Protetor, com vivências de meditação, momento de reflexão, oração e bênção ao amanhecer. As atividades foram orientadas pela mestra em Reiki, Adry Gallego, pela pastora Margane Beatriz de Vargas e pelo padre Genoir Pieta, capelão do Cristo Protetor.

Painéis da manhã

A partir das 8h30min, a programação seguiu no Auditório do Sicredi Região dos Vales, no Bairro Planalto, com palestras, encontros e experiências que integram espiritualidade, saúde emocional, propósito de vida, liderança consciente e associativismo. O público foi recepcionado pela saxofonista Thaina de Borba Lucca.

Durante a abertura oficial, a presidente da ACI-E, Raquel Cadore, ressaltou o caráter transformador do evento. Segundo ela, a iniciativa vai além de uma programação pontual, representando um verdadeiro movimento de conexão interior e inspiração comunitária. “A Jornada da Espiritualidade é uma ponte entre o que fomos e o que podemos ser. Um encontro com a alma do nosso tempo. Que possamos caminhar juntos, com fé, coragem e amor, na construção de um legado que inspire gerações. Cada patrocinador, apoiador, parceiro é muito importante, pois sustentam esse caminho. Cada pessoa tocada é uma semente que floresce para que a espiritualidade ocupe o seu lugar no coração de cada um”, declarou.

O prefeito de Encantado, Jonas Calvi, também participou da solenidade e destacou a importância do equilíbrio espiritual diante das dificuldades enfrentadas recentemente pela comunidade, especialmente em função das enchentes ocorridas em 2023 e 2024. “Para continuarmos sendo resilientes, é fundamental mantermos nossa espiritualidade em equilíbrio, e é por isso que eventos como este são tão importantes”, afirmou.

Representando a Associação Amigos de Cristo, o presidente Robison Gonzatti enfatizou a força do associativismo e a fé coletiva que impulsionaram a construção do Cristo Protetor, símbolo da união da comunidade. “Fé, devoção e gratidão – esses são os três pilares que sustentam a nossa associação. Acreditar naquilo que não se vê foi o que nos moveu. Como associação, abraçamos o sonho de muitas pessoas e, com o esforço coletivo, conseguimos concretizar o Cristo Protetor. Esta obra nasceu da gratidão de inúmeras pessoas que se uniram para tornar realidade um grande desejo”, disse.

Integrante do Pacto Lajeado pela Paz, a coordenadora Tânia Fröhlich Rodrigues falou sobre o tema “Paz Interior, Paz Exterior”. Tânia exemplificou como ela encontrou sua paz interior e reforçou para que as pessoas procurem, dentro e fora de si, espaços de serenidade e equilíbrio. “Falar sobre o Pacto pela Paz é refletir sobre um movimento que, assim como o Cristo Protetor, desperta a vontade de pertencimento. As pessoas querem se envolver, fazer parte. O Pacto pela Paz nasce desse impulso coletivo por uma cultura de paz em nossa cidade. É um programa que vai além de uma iniciativa: é um projeto de cidade”, comentou.

A gestora de Felicidade e Bem-estar e Educadora Parental, Danielle Harth, e o promotor de justiça, Sérgio Diefenbach, abordaram o tema “Tempo da Felicidade” e trouxeram uma apresentação que uniu espaços de reflexão, música e poesia, com foco na relação do ser humano com o tempo. Diefenbach citou o exemplo do simples gesto do abraço, que preserva memórias e traz momentos de felicidade. E sobre a necessidade de buscar o equilíbrio entre a rotina e o tempo. “Quantas vezes dizemos: ‘quando eu tiver tempo’. Precisamos avançar, mas não com muita pressa”, afirmou.

Danielle apresentou elementos da Ciência da Felicidade . “É a ciência que nos ensina a intencionar a positividade. Precisamos equilibrar a vida. Tudo na vida é equilíbrio. O tempo da felicidade exige esse equilíbrio”, destacou.

Com o tema “Ecologia e Espiritualidade”, a bióloga e doutora em geografia humanista, Jaqueline Lessa Maciel, valorizou o hábito da respiração como forma de energizar o corpo. “Um minuto de respiração profunda muda toda a nossa bioquímica”, disse. Também chamou atenção para a carência de hábitos como alimentação saudável, consumo de água potável, sorrisos diários, rotina sem estresse, falta de momentos de silêncio e desconexão com a natureza.

A especialista em Geobiologia, Biofilia e Radiestesia, Aniela Prediger, abordou o tema “Como a Energia da sua Casa influencia na sua Saúde”. Segundo ela, as causas podem ser interferências vindas do solo e dos espaços do entorno da residência, dos aparelhos de eletricidade e da poluição do ar. Também explicou sobre as formas para “curar” essas interferências, como a geopuntura do solo, banho de ervas e defumação.

Painéis da tarde

Com o tema “Liderança com Alma: Quando o Empreendedor é Chamado pela Vida”, o Grupo Front, que atuou fortemente na região durante as últimas catástrofes climáticas, esteve representado pelo vice-presidente Gustavo Ferreira e pela diretora Juliana Vasconcelos. “Empreender é atender a um chamado da vida. É a vida nos convocando para agir com presença, maturidade, responsabilidade e consciência. Quando empreendemos, colocamos nossa energia, tempo e recursos de forma intencional para construir projetos e negócios que gerem impactos positivos no mundo”, destacaram.

Representando o Centro Espírita Luz do Vale, Salete Pretto conduziu a conversa “Acolhimento Fraterno”, destacando a importância de oferecer amor e escuta verdadeira a quem atravessa momentos de dor. “O acolhimento fraterno é uma oportunidade de fazer com que cada irmão em sofrimento sinta-se amado. É preciso ouvir, consolar e, acima de tudo, compartilhar a dor para que ela se torne mais leve. Precisamos uns dos outros para seguir adiante, e nunca devemos esquecer nossa origem divina — somos todos filhos do Criador”, afirmou.

O maestro Guilhermo Santiago apresentou a palestra “A Arte do ‘In’ Possível: Uma Forma de Perceber a Vida e Orquestra de Garrafas”, na qual compartilhou sua experiência em trabalhos voluntários, especialmente em comunidades onde ensina a fabricação de instrumentos musicais.

Durante sua fala, Guilhermo confeccionou uma flauta no palco e conduziu a plateia em experiências musicais interativas, utilizando palmas e garrafas plásticas cortadas como instrumentos. Com esse recurso, regeu clássicos como a Nona Sinfonia de Beethoven e Asa Branca, demonstrando como diferentes elementos podem se complementar em busca de um objetivo comum.

“A jornada da espiritualidade é a manutenção da civilização, porque somos humanos. Eu sou um fio, e a atividade desse meu fio impacta, direta ou indiretamente, os outros. E todos nós somos fios. Cocrio possibilidades que podem ser muito mais lindas. Se você buscar todo o potencial que existe dentro de você, vai perceber que é possível chegar lá. Se você for melhor na vida, será melhor em qualquer lugar em que estiver. Só cresce quem quer. Só cresce quem acredita. São vários ‘eus’ que podem, sim, transformar uma sociedade — tornando-a muito mais interessante e justa”, destacou.

A psicóloga clínica e educacional, Laura Oppermann Elter, trouxe reflexões sobre o tema “Do Caos à Calma: Um Encontro Terapêutico com a Ansiedade, o Corpo e o que Importa”. “O que a gente faz com o caos? Como a gente pode sair dele? Na nossa vida temos estágios de ansiedade”, comentou.

O tema “Despertar em Segurança – a Conexão Corpo, Mente, Sopro, Natureza e Sociedade” guiou a apresentação da psicóloga Inês Kalkmann. Para ela, a saúde integral envolve não só ausência de doenças, mas também o bem-estar físico, mental, emocional, espiritual e social de uma pessoa. “É cuidar do ser por inteiro”, ressaltou.

O médico oftalmologista e membro do Centro Cultural Espírita Jardelino Ramos, Dorival Ventura Ramos, falou sobre a temática “A Escada da Espiritualidade”. Dorival comentou que o espírito usa o coração para se manifestar na terra. “A matéria é espelho da alma. Criamos o nosso corpo através dos nossos pensamentos, registros e evolução. A doença revela o que estava escondido em nosso inconsciente. Aos poucos tudo se revela para o nosso conhecimento, aprendizado e renovação”, disse.

O doutor em Educação, escritor, cantor e compositor Jorge Trevisol, acompanhado de seu filho Moisés Rafael nas apresentações musicais, trouxe a reflexão “O Dinamismo Espiritual e Suas Possíveis Amarras”. “É necessário que exista uma inquietação para que possamos buscar algo. Toda a vida carrega, no fundo, a presença de Deus, mas apenas a vida que encontra essa conexão pode ser chamada de vida eterna. Em nosso tempo, se não cultivamos uma espiritualidade profunda, a inquietação se torna nossa companhia constante. Estamos vivendo uma época em que essa busca por algo maior começa a despertar em nós. Podemos ser bem-sucedidos em diversos aspectos, mas isso não significa, necessariamente, sermos espiritualmente realizados. O que realmente nos torna espirituais é a capacidade de deixar para trás tudo aquilo que nos prende. As experiências de dor e prazer são necessárias para o nosso crescimento e evolução”, afirmou Trevisol. “Precisamos entender que tudo o que está ao nosso redor, tudo o que temos próximo a nós, carrega consigo uma mensagem espiritual que está sempre pronta para nos ensinar algo”.

Vivências do dia

Ao longo da Jornada, diversas vivências foram realizadas. Na parte da manhã, o terapeuta holístico e professor espiritual, Eduardo Finkler, guiou a meditação “Eu Sou”, e a engenheira vibracional, Luiza Bouvie, orientou a “Meditação de Cura Vibracional do Lar – Liberando Padrões e Energizando seu Espaço”. Já a tarde começou com a vivência “Abertura de Conexão”, conduzida pela terapeuta holística e reikiana, Fabiane da Rosa Fiel.

A 3ª Jornada da Espiritualidade teve o patrocínio Diamante da Administração Municipal de Encantado, o patrocínio Ouro da Baldo S/A e Sicredi e o patrocínio Bronze é de Hemoanálises – Análises Clínicas, Espaço Flores.Ser e Clínica Bergamaschi. O evento contou com apoio da Associação Amigos de Cristo, Terapias Energéticas Adry Gallego, Pacto Lajeado Pela Paz, Luiza Bouvié Engenharia Vibracional dos Ambientes, Meditar Holístico, Fiel Terapias Holísticas Integradas, Holoikos, Grupo Front, AJNA Conectando Pessoas e Luz do Vale Centro Espírita.

Maestro Guilhermo Santiago promoveu interações com o público. (Crédito da imagem: Diogo Fedrizzi)
Grupo Front participou de conversas com o público. (Crédito da imagem: Diogo Fedrizzi)
Sergio Diefenbach e Daniele Harth entregaram o time dos painelistas. (Crédito da imagem: Diogo Fedrizzi)

Acompanhe
nossas
redes sociais