Os cardeais da Igreja Católica se reúnem nesta segunda-feira, 28, no Vaticano, para definir a data de início do conclave que escolherá o sucessor do papa Francisco, falecido recentemente. O encontro estava previsto para começar às 9h no horário local (4h em Brasília).
O conclave, que reunirá 135 cardeais eleitores — todos com menos de 80 anos — poderá começar entre os dias 5 e 6 de maio, após o período de nove dias de luto oficial decretado pela Santa Sé. Cerca de 80% dos cardeais aptos a votar foram nomeados por Francisco, o que deverá influenciar a escolha do próximo líder espiritual dos 1,4 bilhão de católicos no mundo.
O papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano da história, foi sepultado no último sábado, 26, em uma cerimônia solene que reuniu cerca de 400 mil pessoas, além de líderes internacionais, no Vaticano. Muitos dos cardeais convocados para o conclave vêm de diferentes regiões do planeta e não se conhecem pessoalmente, o que poderá tornar a eleição ainda mais imprevisível.