Encantado sediou, neste domingo, 27, a terceira edição da Jornada da Espiritualidade. A programação começou aos pés do Cristo Protetor, com vivências, meditações e momentos de reflexão sobre a importância da espiritualidade no cuidado da saúde mental.
Depois das atividades iniciais, o evento seguiu no Auditório Sicredi Encantado, com palestras e debates voltados ao autoconhecimento, à conexão interior e à promoção da paz. A Jornada reuniu participantes de diversas cidades e abordou a espiritualidade como ferramenta complementar no enfrentamento de desafios emocionais.
A programação é promovida pela Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-E), com apoio de entidades locais e do Pacto Lajeado pela Paz, que também integrou o debate sobre paz interior e exterior.
Aliada na promoção da saúde mental
A espiritualidade tem se mostrado uma aliada poderosa na promoção da saúde mental. A exemplo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já reconhece sua importância como um dos pilares para a qualidade de vida e a inseriu no conceito global.
Isso porque, independente da crença ou prática religiosa, sentir-se conectado a algo maior e cultivar a esperança pode oferecer conforto em momentos difíceis. Ainda assim, especialistas ressalvam que a espiritualidade não substitui o tratamento psicológico ou médico.
Assistente Social e coordenadora do eixo da prevenção da violência do Pacto Lajeado Pela Paz, Tânia Rodrigues explica que a visão da espiritualidade ultrapassa os limites da religião. É uma prática constante para reconectar o ser humano.
“Revela-se em atos cotidianos de gratidão, na escuta atenta ao outro, em diálogos marcados pela honestidade e compaixão, buscando um encontro genuíno com a vida que habita o interior de cada pessoa”, afirma.

Crédito: Diogo Fedrizzi

Crédito: Diogo Fedrizzi