Está posto: Manter Lajeado e o Vale do Taquari entre os principais centros econômicos do estado está associado a um modelo mais atrativo de logística e infraestrutura. Em síntese, ampliar a capacidade de fluxo e qualificar as condições estruturais das rodovias. As federais também, mas em especial as ERS-129, 130, 332 e a RSC-453.
O “Fórum da Competitividade” abordou o tema nesta sexta-feira, 25, em Lajeado. Muitos líderes de grandes organizações dedicaram, mais uma vez, precioso tempo para abordar estratégias capazes de incrementar a sempre mencionada pujança regional. Cobra-se modais de transporte eficientes e com baixo custo. No momento, a grande incógnita está na concessão das rodovias estaduais. Sim, os pedágios.
Lajeado é considerada a segunda cidade mais competitiva do estado e a 25ª do país em um ranking com municípios acima dos 80 mil habitantes. E a receita está na força econômica sustentada pelas empresas e alicerçada pela característica mais marcante dos nossos líderes, o trabalho.
Justamente
por isso…
O debate dos pedágios é tão decisivo que permite uma cobrança enfática para quem desvirtua uma construção que passa por estudos técnicos, conhecimento prático dos desafios logísticos e compreensão real do que faz nosso Vale ser forte.
No passado, confiamos que o Estado conseguisse realizas as necessárias obras sem cobranças de outros tributos e “deu no que deu”. Poucos investimentos! O movimento que circula entre deputados estaduais ou federais e ganhou até uma versão assinada por oito vereadores de Lajeado não condiz com toda a construção feita nos últimos meses.
O assunto dos pedágios é sério demais para misturá-lo com as eleições de 2026.
RAPIDINHO
– Este repórter e mais pessoas sentem falta de assuntos mais estruturantes no debate da câmara de Lajeado. As pautas mais pontuais são importantes e merecem espaço, porém a representatividade exige que o Legislativo aborde assuntos de grande impacto, como mobilidade, protagonismo regional, atração de empresas, infraestrutura e por aí vai.
– Assessoria de imprensa e marketing tem demandado atenção de prefeitos do Vale. Muitos gestores aumentaram o fluxo de conteúdo em redes sociais como Facebook e Instagram. A iniciativa é importante no contexto de apresentar as ações do governo. Os últimos dias foram marcados por negociações de prefeitos com marqueteiros e jornalistas com especializações em mídias sociais.
– Eduardo Loureiro é o novo secretário estadual de Cultura. Ele é do PDT e deia a Assembleia Legislativa para atuar no governo de Eduardo Leite. Desta forma, Thiago Cadó, de São Borja, se torna deputado estadual e o ex-prefeito de Arvorezinha, José Scorsatto, passa para primeira suplência e deve ingressar em alguns momentos no parlamento gaúcho.