Líderes da Dália têm treinamento sobre Gestão pela Qualidade

Produzido por AI Dália

Líderes da Dália têm treinamento sobre Gestão pela Qualidade

Desde o ano passado, cinco grupos iniciaram o processo de qualificação, que será concluído até quarta-feira, 30

Apresentado por

Três turmas formadas por membros do Conselho de Administração, supervisores e outros colaboradores da Dália Alimentos iniciaram, neste mês, o treinamento em Gestão pela Qualidade. A formação está sendo promovida pela Associação Gaúcha para a Qualidade (AGQ), em parceria com o Sistema Ocergs. Desde o ano passado, cinco grupos já começaram esse importante processo de qualificação, que serão concluídos até quarta-feira, 30.

 

O presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, que integra uma das turmas, destacou a relevância do treinamento para as lideranças da Cooperativa. “Na década de 1990, a Dália passou por uma profunda reestruturação administrativa, quando aderiu à gestão pela qualidade. Essa mudança foi decisiva para consolidar a cultura da qualidade na organização e nas contribuições para o crescimento da Dália. Por isso, optamos por revisitar esses mesmos princípios e fundamentos, reforçando o alinhamento da cultura da qualidade entre os gestores”, destaca.

 

Piccinini também ressaltou que as ferramentas apresentadas durante o treinamento promovem a melhoria contínua. “São inúmeras operações e processos no dia a dia de Dália, e é fundamental estimular comportamentos e atitudes que agreguem valor, por meio da satisfação dos nossos clientes”, complementa, ao mencionar que a satisfação do consumidor é um dos pilares da qualidade.

 

Propriedades e indústrias

O vice-presidente do Conselho de Administração, Pasqual Bertoldi, que também participa da capacitação, avalia como essencial aplicar os conceitos de qualidade tanto nas propriedades rurais dos associados, responsáveis pela produção da matéria-prima, quanto nos processos de industrialização. “Este treinamento é muito importante, pois estamos revendo ferramentas de monitoramento, ações corretivas e preventivas, voltadas para a melhoria contínua dos processos, que podem ser inovadoras nas propriedades e nas indústrias”, ressalta.

 

Alinhamento estratégico e operacional

O conselheiro de Administração que representa a Região do Vale do Rio Pardo, Marcelo Müller, enfatizou a importância da formação para o grupo responsável pela visão estratégica da Cooperativa e para os demais colaboradores. “Isso está contribuindo significativamente para o aprimoramento dos processos e operações diárias da Dália. O treinamento também serviu para o alinhamento de conhecimentos e a aplicação da gestão pela qualidade, desde o planejamento estratégico, essencial para a definição de metas de longo prazo, até o gerenciamento da rotina, que garante a eficiência operacional.” 

 

Qualidade em três módulos

O treinamento foi dividido em três encontros, que abordaram seis assuntos: Conceitos e Fundamentos da Qualidade; Gerenciamento da Rotina e Melhorias, e Padronização de Processos; Indicadores de Desempenho de Processos; Programa 5S; Planejamento Estratégico e Liderança; e Gestão de Pessoas e Administração do Tempo. As aulas são ministradas pelos instrutores Giani Ferreira Esteves e Luciano Lima.