Eles cresceram lado a lado, com a bola nos pés e a mesma paixão no olhar. Anderson e Vinícius Rocha Mattes, irmãos gêmeos de Estrela, têm apenas 12 anos, mas já carregam uma bagagem digna de quem sonha grande no futebol. Em maio, os dois embarcam para São Paulo, onde passarão por uma semana de testes no Centro de Treinamento do São Paulo FC, em Cotia.
O convite veio após a participação da dupla em um torneio em Santa Catarina, onde ambos chamaram atenção de olheiros. “Achei muito boa essa experiência. Graças a Deus, fomos vistos pelo São Paulo e agora vamos pra lá em maio”, comemora Anderson, que atua como meia-esquerda e atacante. No torneio, ele marcou cinco gols e distribuiu assistências. Já Vinícius, que joga mais recuado como meia-direita e volante, também teve participação destacada. “Acho que fiz dois gols, dei um monte de assistência e desarmei muito cara”, diz sorrindo.
Apesar da sintonia em campo, ambos dividem as brincadeiras em casa. “A bola é nosso principal brinquedo”, conta Anderson. Os irmãos sabem que o futebol, assim como a vida, nem sempre anda em duplas. E estão preparados para as possibilidades. “Se não der certo para um, o outro vai ajudar. Tem vários clubes correndo atrás de nós também”, afirma Vinícius.
A mãe, Katiucia da Rocha Mattes, monitora de educação, reforça a maturidade dos filhos. “Sempre conversamos que pode ser que um se destaque mais que o outro. Mas essa viagem é, antes de tudo, pela experiência”.
No mesmo time
A paixão pelo futebol é compartilhada em casa. Desde os quatro anos, os meninos treinam no projeto Estrelas do Futuro, sob o comando do professor Beto Gewehr. Eles estudam no sexto ano da Emef Cônego Sereno Hugo Wolkmer, no turno da tarde, e treinam três vezes por semana — em breve, passarão a treinar também nas quintas-feiras. Entre uma bola e outra, ajudam em casa lavando a louça e arrumando os cômodos.
A viagem está marcada para o dia 18 de maio. A apresentação no CT será no dia seguinte e os testes seguem até 23 de maio. Anderson e Vinícius terão a companhia do pai Leonardo e ficarão alojados com o apoio do olheiro Manu Correia. A mãe, que sempre acompanhou todas as viagens, irá junto, hospedando-se em uma pousada próxima.
Mesmo com a estadia garantida dentro do CT, a família precisa custear as passagens e alimentação. O valor estimado para a viagem gira em torno de R$ 2 mil a R$ 2,5 mil. Quem quiser colaborar pode entrar em contato pelo telefone (51) 99975-4897.
Orgulho
Responsável por apresentar os primeiros fundamentos aos gêmeos, o professor Beto Gewehr destaca a trajetória dos meninos com orgulho. “Eles se destacam desde os cinco anos. São determinados, têm a essência que um jogador precisa. A gente fica feliz em poder proporcionar isso e ver que o trabalho está sendo bem feito.”
À frente do projeto Estrelas do Futuro, que atende crianças de 4 a 15 anos em modalidades como futebol e vôlei, Beto reforça que a formação vai além das quatro linhas. “O mais importante é a cabeça estar boa. A gente trabalha a parte humana também, porque tudo isso é avaliado”.