Além de oncologista clínica, Lívia também atua como pesquisadora e é uma das responsáveis pelos ensaios clínicos conduzidos no Hospital Bruno Born, voltados a novos tratamentos oncológicos. Segundo a profissional, “conduzimos pesquisas clínicas com medicamentos inovadores capazes de transformar vidas”.
Conforme Lívia, o HBB se destaca no cenário oncológico nacional pela infraestrutura de ponta e pela equipe multidisciplinar altamente qualificada, além de demonstrar uma preocupação constante com o futuro da oncologia. “A instituição oferece um programa de residência, reforçando seu compromisso com a formação de novos especialistas”, comenta.
Natural de Lajeado, Lívia já demonstrava interesse pelas ciências biológicas ainda na fase escolar, considerando, inicialmente, cursos como medicina veterinária ou oceanografia. Durante um intercâmbio no ensino médio, teve contato com disciplinas de anatomia humana, o que reforçou sua inclinação pela área da saúde. “Foi um desafio, mas percebi que gostava de fisiologia e não apenas de botânica”, relembra.
Durante a graduação em medicina, realizada em Caxias do Sul, o interesse pela oncologia surgiu no quarto semestre, a partir da disciplina de cuidados paliativos, em que um professor conciliava teoria e prática, com visitas frequentes aos enfermos, incentivando o contato genuíno e respeitoso com os pacientes. A experiência com histórias de superação e resiliência marcou o início da trajetória na área oncológica.
Após a graduação, Lívia realizou residência em clínica médica no Hospital Pompéia, em Caxias do Sul, posteriormente especializou-se em oncologia clínica na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e complementou a formação com mestrado e especialização em oncogenética.
Em 2019, retornou a Lajeado após 14 anos dedicados à formação acadêmica, com o objetivo de se reaproximar da família e integrar o corpo clínico do HBB, além de iniciar sua atuação como docente na Univates.