A noite de sexta-feira foi marcada pela solidariedade em Santa Clara do Sul. Centenas de pessoas compareceram ao salão paroquial para participar do primeiro chá beneficente promovido pela Associação de Suporte e Apoio aos Autistas (Asaas).
O evento teve como objetivo arrecadar recursos para a construção de um centro terapêutico voltado ao atendimento de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A proposta do centro regionalizado entre os municípios do G8 é centralizar o suporte necessário às crianças diagnosticadas, reunindo profissionais como psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicopedagogos. Segundo a diretoria da Asaas, o espaço será fundamental para garantir um atendimento contínuo e acessível às famílias do município.
Fundada em novembro do ano passado, a associação nasceu da necessidade urgente de criar políticas públicas e oferecer suporte adequado às famílias da região. Desde então, a associação tem se dedicado a acolher pais e responsáveis, oferecendo orientação, apoio psicológico e promovendo ações para melhorar a qualidade de vida das crianças com TEA.
A associação é presidida por Bibiana Benedet, e tem na secretaria executiva Carina Dullius. Ap longo do ano foram realizados vários eventos para criação do centro terapêutico. “Muitas famílias enfrentam grandes dificuldades de locomoção para buscar atendimento em outros municípios, além da escassez de profissionais especializados disponíveis na região”, explica Bibiana.

Crédito da imagem: Gabriel Souza